Caças Su-35 da Rússia realizam interceptação a um P-8A Poseidon sobre o Mar Mediterrâneo

O Departamento de Defesa (DoD) dos EUA criticou por meio de nota, a interceptação por caças russos, de uma aeronave de reconhecimento Boeing P-8A Poseidon da Marinha dos EUA sobre águas internacionais do Mediterrâneo.

“Dois caças Su-35 das Forças Aeroespaciais Russas (RF VKS) realizaram uma intercepção insegura a um P-8A Poseidon da Marinha dos EUA sobre o Mar Mediterrâneo oriental no dia 26 de maio”, relatou o departamento por meio de nota.

“Esta é a terceira vez em dois meses, que pilotos russos voaram de maneira insegura e pouco profissional enquanto interceptavam um avião de reconhecimento naval P-8A da Marinha dos EUA”, completou a nota.

Os Su-35, pertencentes a Brigada Aérea de Propósito Específico, estavam totalmente armados e seus pilotos se posicionaram em cada lado do P-8A, restringindo a capacidade do P-8As de manobrar com segurança.

A imagens feita das aeronaves mostram o Vympel R-27 (designação da Otan AA-10 Alamo), o R-77 de médio alcance guiado por radar Vympel (AA-12 Adder) e o R-73E guiado por infravermelho de curto alcance Vympel (AA-11 Archer) mísseis sob a fuselagem e as asas.

Os Flankers, que realizaram a interceptação são da base aérea russa Khmeimin em Latakia (Síria), e a mesma ocorreu na parte oriental da Mar Mediterrâneo, em um espaço aéreo internacional por um período de 65 minutos.

Em abril, ocorreram situações semelhantes com a Marinha dos EUA, que protestou contra a interceptação realizada por um caça Su-35. Na ocasião, o caça se aproximou a apenas seis metros de distância do Poseidon.

Por sua vez, o Ministério da Defesa russo afirmou que os caças russos haviam detectado “um alvo aéreo voando em direção às instalações militares russas na Síria”.

O P-8A Poseidon foi desenvolvido a partir do modelo Boeing 737 e adotado pela Marinha dos EUA em 2013 como uma aeronave de patrulhamento antissubmarino e reconhecimento.

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Com agências internacionais; Crédito da foto: US Navy 6th 6th Fleet




Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail