Cadetes da SyAAF (Síria) concluem formação com instrutores russos

blank
Na imagem, cadetes da SyAAF em suas aeronaves L-39 Albatroz. Imagem via Russian Federation MoD.

No dia 1º de julho, 50 cadetes do Instituto Kuweires de Aviação Militar da Síria, que reabriu em 2018 depois de permanecer fechado por anos devido à guerra, completaram o treinamento com a ajuda de instrutores militares russos.

O Ministério da Defesa da Rússia e a TV Zvezda compartilharam imagens dos novos pilotos da Síria voando em aeronaves de treinamento de alto desempenho L-39 Albatros. A Força Aérea Árabe Síria (SyAAF) tem usado este tipo de aviões de guerra em missões de apoio aéreo aproximado e ataque ao solo desde 2012.

O apoio da Rússia foi fundamental para a sobrevivência do SyAAF, que possui recursos muito limitados. O MoD russo tem trabalhado para reviver as capacidades do SyAAF desde o início das operações antiterrorismo da Rússia na Síria em 2015.

O SyAAF recebeu milhares de toneladas de peças e munições para seus aviões de combate, na grande maioria de fabricação da Rússia, que também forneceu à Síria alguns helicópteros de ataque Mi-24P em 2016.

Nos últimos dois anos, a Rússia intensificou seu apoio ao SyAAF. Em 2020, a Síria recebeu um novo lote de caças Mig-29 melhorados da Rússia. Em 2021, vários helicópteros militares Ka-226T foram fornecidos . O SyAAF também começou a reformar seus antigos caças-bombardeiros Su-22M4 com peças fornecidas pela Rússia.

A Rússia tem fornecido apoio semelhante aos outros ramos do Exército Árabe Sírio, bem como às forças de segurança e grupos locais pró-governo.

A formação desses cadetes tem o objetivo de formar os futuros pilotos da Força Aérea Árabe Síria (SyAAF) que vão operar os novos caças Mig-29 recebidos da Rússia, e que muitos especulam que são operados por pilotos russos devido à falta de pilotos experiêntes.

De acordo com a fonte, os novos Mig-29s entraram em serviço com o SyAAF em 1º de junho. A fonte militar não forneceu o número exato de Mig-29s que foram entregues ao SyAAF ou compartilhou quaisquer detalhes sobre suas especificações.

Recentemente, vários jatos de combate Mig-29 foram localizados por imagens de satélites na Base Aérea de Hmeimim. Embora os EUA afirmem que eles foram posteriormente implantados na Líbia, eles podem ser entregues ao SyAAF quando os russos bem entenderem.

Abaixo, vídeo oficial da TV Zvezda mostrando o treinamento dos pilotos da SyAAF:

  • Com informações Russian Federation MoD, Syrian Arab News Agency (SANA) e STF Analysis & Intelligence, via redação Orbis Defense Europe.