CAMAS realiza 1ª Reunião Operativa de Monitoramento Marítimo

blank
Intercâmbio de informações marítimas entre COLCO e CAMAS foi um dos objetivos da 1ª Reunião Operativa de Monitoramento Marítimo

Google News

O Coordenador da Área Marítima do Atlântico Sul (CAMAS), Contra-Almirante Gustavo Calero Garriga Pires, presidiu a 1ª Reunião Operativa de Monitoramento Marítimo, no dia 8 de junho. O encontro foi realizado por videoconferência e teve como propósito integrar a atuação dos Comandantes Locais de Controle Operativo (COLCO) da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, visando o intercâmbio de informações relacionadas ao tráfego marítimo.

A reunião teve início com as palavras iniciais do CAMAS, seguidas de uma apresentação por parte de cada COLCO, ocasião em que foram abordadas suas capacidades e sistemas de monitoramento. A Marinha apresentou dados sobre a atuação do Centro Integrado de Segurança Marítima (CISMAR), sendo que o Comandante do Centro e COLCO Brasil, Capitão de Mar e Guerra João Batista Barbosa, destacou a importância da troca de informações e os exemplos de interações com agências governamentais nacionais e internacionais em prol da Segurança Marítima. O encontro contou com a participação dos Assessores do CAMAS, bem como de seu Chefe de Operações.

A reunião representou uma oportunidade de integração, em virtude de o Atlântico Sul ser uma das principais áreas utilizadas para o comércio marítimo mundial, apresentando inúmeros desafios comuns. Dentro deste contexto, o intercâmbio de informações e experiências torna-se fundamental para o sucesso da missão do CAMAS, assim como das Marinhas integrantes da Área Marítima do Atlântico Sul (AMAS).



Receba nossas notícias em tempo real nos seguindo pelos aplicativos de mensagem abaixo:

Assine nossa Newsletter


Receba em seu e-mail as últimas notícias do DefesaTV, é de graça!

Assista nosso último episódio: