Campanha de prevenção ao câncer de mama tem mutirão de mamografias no Hospital Militar de Área de Brasília

Outubro é o mês de conscientização sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama, chamado de Outubro Rosa. Visando conscientizar a família militar, o Hospital Militar de Área de Brasília (HMAB) vai promover uma campanha de prevenção à doença que será realizada em 2 etapas: Na primeira, serão disponibilizados horários para realização de mamografias em mulheres, beneficiárias do FUSEx, a partir de 40 anos, de 26 a 30 de outubro; na segunda, após análise do resultado dos exames, as pacientes que tiverem alguma alteração na mamografia receberão acompanhamento da mastologia.

Quando detectado em fase inicial, o câncer de mama chega a registrar mais de 90% de chance de cura. A mamografia, exame radiológico para avaliação das mamas, é responsável por identificar lesões benignas e cânceres que, geralmente, apresentam-se como calcificações ou nódulos. A realização desse método diagnóstico é fundamental, pois consegue mapear alterações sugestivas de tumores antes que ele se torne palpável.

No Brasil, conforme as Diretrizes para a Detecção Precoce do Câncer de Mama, a mamografia é recomendada para as mulheres a partir dos 40 anos e é o único exame cuja aplicação em programas de rastreamento apresenta eficácia comprovada na redução da mortalidade por câncer de mama. Por isso, faça o exame e priorize sua saúde. Quanto mais cedo o problema for detectado, maior a probabilidade de cura.

Para agendar a mamografia, a paciente deve fazer o agendamento pelo telefone 3362-6499.

Fonte: HMAB


Receba nossas notícias em tempo real nos seguindo pelos aplicativos de mensagem abaixo:

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!

Assista nosso último episódio: