Campus Brasília da Escola Superior de Guerra realiza painel sobre Biossegurança

O painel realizado faz parte do Ciclo Anual de Seminários e Palestras do Campus Brasília da ESG, que se estenderá durante todo o ano

blank

Na tarde desta quarta-feira (02), foi realizado no auditório da Escola Superior de Guerra (ESG) Campus Brasília, o painel intitulado “Resiliência em Bioproteção: a capacidade de vigilância e resposta a vírus pandêmicos no Brasil”. O evento foi composto por três palestras:

  • “Vigilância de vírus emergentes no Brasil”, proferida pelo Prof. Dr. Bergmann Morais Ribeiro, Professor Titular em Biologia Celular e Molecular do Departamento de Biologia Celular do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília;
  • “Biossegurança nas Fronteiras Brasileiras”, proferida pelo Prof. Dr. Cristiano Barros de Melo, Professor Associado na Universidade de Brasília;
  • ”Biossegurança e Bioproteção, sob a perspectiva de Governança de Defesa”, pelo Prof. Dr. Claudio Lisias Mafra de Siqueira, Professor Titular da Universidade Federal de Viçosa e Presidente da Sociedade Brasileira de Biossegurança e Bioproteção.

Após as apresentações, seguiu-se um debate, quando a assistência pôde dirimir todas as dúvidas sobre as palestras apresentadas.

O painel realizado faz parte do Ciclo Anual de Seminários e Palestras (CASP) do Campus Brasília da ESG, que se estenderá durante todo o ano, com apresentações de inúmeras autoridades, a fim de contribuir ainda mais com o nível de excelência do CAED.

O CAED tem por objetivo desenvolver competências em matéria de segurança, defesa e desenvolvimento, a partir de estudos sobre a realidade brasileira e seu entorno, priorizando os interesses da função estatal Defesa Nacional, a fim de propiciar a profissionais de direção e assessoria superior instrumental teórico-prático útil à formulação de políticas e estratégias no campo da Defesa.

A turma de 105 alunos é constituída por servidores civis da alta administração federal e por oficiais superiores das três Forças Armadas e Forças Auxiliares.

Estiveram presentes ao painel, o comandante da Escola Superior de Guerra (ESG), Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço, do comandante do Campus Brasília da ESG, vice-almirante Paulo Renato Rohwer Santos, de representantes do Hospital das Forças Armadas (HFA), do Departamento de Saúde e Assistência Social (DESAS/MD), da Chefia de Logística e Mobilização (CHELOG/MD), do Hospital Naval de Brasília (HNBra), do Hospital Militar da Área de Brasília (HMAB), do Hospital de Força Aérea de Brasília (HFAB) e dos integrantes da quarta turma do Curso de Altos Estudos de Defesa (CAED).