Capitania dos Portos de Alagoas atualiza normas de navegação e segurança

Data:

Com o objetivo de aumentar a segurança do tráfego aquaviário e a proteção de passageiros em embarcações de turismo e transporte, a Capitania dos Portos de Alagoas (CPAL) publicou uma portaria estabelecendo novas exigências para o uso de coletes salva-vidas e ajustes em procedimentos operacionais para embarcações que atuam em diferentes áreas do estado. Essas medidas deverão constar na próxima revisão das Normas e Procedimentos da Capitania dos Portos (NPCP – 2018/AL), atualmente em andamento.

A portaria reforça as regras para garantir a salvaguarda da vida humana no mar, especialmente em embarcações de turismo náutico e transporte aquaviário. Entre as principais determinações, destacam-se:

  • Uso obrigatório de coletes salva-vidas homologados para todos os passageiros e tripulantes em embarcações de turismo náutico que operam na travessia para as piscinas naturais nos municípios de Barra de Santo Antônio, Coruripe, Japaratinga, Maceió, Maragogi, Paripueira, Passo de Camaragibe, Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres;
  • Exigência do uso de coletes salva-vidas em jangadas e canoas de transporte de passageiros, independentemente do trajeto;
  • Regras específicas para navegação na região da Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso, determinando o uso obrigatório de coletes salva-vidas para passageiros e tripulantes de embarcações, exceto para catamarãs.
  • Além dessas mudanças, a portaria também prevê ajustes na redação de alguns trechos das normas, garantindo um alinhamento mais claro com as diretrizes da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (LESTA).

A atualização das normas busca reduzir riscos de acidentes e aumentar a proteção de passageiros e tripulantes, especialmente em regiões com intenso fluxo turístico e condições marítimas variáveis.

Autor

  • marcelo barros

    Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias

Poder de Prontidão: Fuzileiros Navais Aperfeiçoam Emprego de Blindados em Exercício Tático

O Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais (BtlBldFuzNav) realizará,...

A Importância de Pensar como um Preparador: Lições do Apagão na Europa

Na última semana, um apagão de grandes proporções atingiu...

Atech conecta pessoas e ideias em Fórum sobre o futuro da mobilidade, segurança e inteligência artificial

A Atech, empresa do Grupo Embraer, realizou na quinta-feira,...

Marinha conclui sondagem e atualiza cartas náuticas de importante trecho no Marajó

A Marinha do Brasil (MB) anunciou, na última semana,...