Capitania Fluvial de Mato Grosso finaliza Curso de Formação de Aquaviários exclusivo a alunos indígenas

blank
Militares acompanhados dos novos Aquaviários e representantes da Funai

A Capitania Fluvial de Mato Grosso (CFMT), organização militar subordinada ao Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), realizou, no dia 11 de junho, cerimônia de encerramento do Curso Formação de Aquaviários – Marinheiro Auxiliar Fluvial de Convés/Máquinas exclusivo a alunos indígenas.

A turma foi composta por dez alunos das etnias Kayapó, Juruna, Tapaiuna, Suyá e Kaiabi, moradores das regiões de São José do Xingu, Peixoto de Azevedo, Querência e Marcelândia. A parceria firmada entre a Marinha e a Fundação Nacional do Índio (Funai) teve como propósito capacitar novos profissionais, que após receberem o Certificado de Conclusão de Curso e a Caderneta de Inscrição e Registro (CIR), estão aptos a conduzirem embarcações fluviais já utilizadas no Rio Xingu, compreendendo transporte de passageiros e pequenas cargas.

Os alunos participaram de aulas práticas e teóricas de Natação; Noções básicas de Navegação; Estabilidade das Embarcações; Combate a Incêndio; Marinharia; Motores a Diesel; Regras de Segurança a Bordo (luzes e sinais sonoros); Sobrevivência; Primeiros Socorros; e Prevenção da poluição do Meio Ambiente.

Estiveram presentes no evento o Capitão dos Portos do Mato Grosso; o Coordenador Regional da Funai em Cuiabá, Benedito César Garcia Araújo; e o Coordenador Regional do Norte de Mato Grosso, Gustavo Freire Borges.