‘Caveirão do Ar’ da Policia Civil do Rio de Janeiro no Museu Aeroespacial

O Museu Aeroespacial (Musal) recebeu na tarde de hoje (02) uma visita ilustre em suas dependências. Trata-se do Bell UH-1H Huey II, também conhecido como ‘Caveirão do Ar’, da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), da Polícia Civil do Estados Rio de Janeiro (PCERJ).

O Huey II foi adquirido pela PCERJ em outubro de 2008. A aeronave é uma variante modernizada do modelo UH-1H, utilizado por mais de 45 países no mundo, mas que ganhou fama sendo utilizado pelo US Army (Exército dos EUA) durante a Guerra do Vietnã.

Cerca de dez mil helicópteros Huey II foram fabricados e vendidos. O diferencial do Huey utilizado pela PCERJ são os equipamentos compatíveis com o uso, além de uma blindagem mais adequada que das aeronaves atualmente em uso, para se adaptar ao cotidiano do Estado.

Desde o seu voo inaugural, em 2006, a aeronave fora alvejada somente uma vez. Onde criminosos efetuaram disparos de fuzil calibre 7.62, que provocou apenas um arranhão na blindagem. A aeronave vem sendo utilizada pela Instituição em várias ações policiais no combate ao crime organizado.

Um dos momentos mais importantes na utilização do reforço aéreo foi a prisão do miliciano Ricardo Teixeira da Cruz, o Batman, chefe da Liga da Justiça, que atuava na Zona Oeste. A Polícia Civil conta ainda com o reforço de outros dois helicópteros modelo Esquilo, que auxiliam as incursões dos agentes da Instituição em áreas de risco.



Receba nossas notícias em tempo real pelos aplicativos de mensagem abaixo:

 

Caso deseje conversar com outros usuários escolha um dos aplicativos abaixo:



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here