‘Caveirão do Ar’ da Policia Civil do Rio de Janeiro no Museu Aeroespacial

O Museu Aeroespacial (Musal) recebeu na tarde de hoje (02) uma visita ilustre em suas dependências. Trata-se do Bell UH-1H Huey II, também conhecido como ‘Caveirão do Ar’, da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), da Polícia Civil do Estados Rio de Janeiro (PCERJ).

O Huey II foi adquirido pela PCERJ em outubro de 2008. A aeronave é uma variante modernizada do modelo UH-1H, utilizado por mais de 45 países no mundo, mas que ganhou fama sendo utilizado pelo US Army (Exército dos EUA) durante a Guerra do Vietnã.

Cerca de dez mil helicópteros Huey II foram fabricados e vendidos. O diferencial do Huey utilizado pela PCERJ são os equipamentos compatíveis com o uso, além de uma blindagem mais adequada que das aeronaves atualmente em uso, para se adaptar ao cotidiano do Estado.

Desde o seu voo inaugural, em 2006, a aeronave fora alvejada somente uma vez. Onde criminosos efetuaram disparos de fuzil calibre 7.62, que provocou apenas um arranhão na blindagem. A aeronave vem sendo utilizada pela Instituição em várias ações policiais no combate ao crime organizado.

Um dos momentos mais importantes na utilização do reforço aéreo foi a prisão do miliciano Ricardo Teixeira da Cruz, o Batman, chefe da Liga da Justiça, que atuava na Zona Oeste. A Polícia Civil conta ainda com o reforço de outros dois helicópteros modelo Esquilo, que auxiliam as incursões dos agentes da Instituição em áreas de risco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below