CBC inaugura fábrica de munições de alta tecnologia nos EUA

Data:

A Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC) deu um passo decisivo em sua trajetória de internacionalização com a inauguração da CBC USA, uma moderna fábrica de munições no estado de Oklahoma. Com um investimento de US$ 300 milhões, a nova unidade reforça o posicionamento global da empresa como referência em tecnologia e verticalização industrial no setor de Defesa.

Projetada para replicar o padrão de excelência industrial da matriz brasileira, a planta americana adota um modelo produtivo totalmente verticalizado, permitindo à CBC o controle integral sobre etapas críticas da fabricação — da nitrocelulose à munição final. Esse domínio sobre insumos estratégicos, especialmente a pólvora e a espoleta, garante à empresa independência produtiva e maior competitividade nos mercados internacionais.

A nova fábrica produzirá munições em calibres variados — incluindo 9 mm, 5,56 mm, 7,62 mm e .50 BMG — para atender às crescentes demandas dos segmentos militar, policial e civil dos Estados Unidos e de países aliados. A adoção de tecnologias avançadas e sistemas de rastreabilidade consolida a capacidade da CBC de disputar contratos de missão crítica, com alto valor agregado e exigência tecnológica.

Mais do que um marco industrial, a criação da CBC USA simboliza uma nova fase de cooperação bilateral entre Brasil e Estados Unidos na área de Defesa. A planta já gerou 350 empregos diretos em Oklahoma, fortalecendo a base industrial americana ao mesmo tempo em que projeta o Brasil como parceiro estratégico em inovação e segurança. Em sinergia com a operação da Taurus USA, a presença da CBC no mercado americano amplia a visibilidade da Base Industrial de Defesa brasileira, destacando seu potencial para competir globalmente em áreas sensíveis.

Fonte: B-11 Defense

Autor

  • marcelo barros

    Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias

KC-390 da Embraer avança na aproximação com o mercado dos EUA –

A Embraer intensificou sua campanha nos Estados Unidos para...

CBC obtém homologação da munição Polymatch 9mm pela CBTP –

A Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC) alcançou um marco...

O risco invisível do reuso sem segurança

O reuso de equipamentos eletrônicos é uma prática cada...

Banda Sinfônica dos Fuzileiros Navais encanta o público com show de tributo ao rock

Uma noite para ficar na história. Assim foi o...