CBMERJ e Marinha do Brasil fortalecem comunicação e liderança com o projeto “Suboficial-Mor”

Data:

Em 21 de fevereiro de 2025, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) recebeu, em seu Quartel Central, militares da Marinha do Brasil para a apresentação do projeto “Suboficial-Mor”. O encontro contou com a presença do comandante-geral e secretário de Estado de Defesa Civil, coronel Tarciso Salles, e do subcomandante-geral, coronel Sarmento, entre outras autoridades da corporação.

Objetivo do Projeto

Inspirado no programa “Master Chief Command” (MCM), implementado pela Marinha dos Estados Unidos em 1995, o projeto “Suboficial-Mor” visa aprimorar o fluxo interno de comunicação e assegurar elevados padrões de profissionalismo em todos os níveis de comando. Suboficiais designados para essa função atuam diretamente na cadeia de comando, mantendo os líderes informados sobre questões que possam impactar a missão, a prontidão operacional e o bem-estar da tropa.

Histórico e Implementação no Brasil

No Brasil, os estudos para a criação desse modelo iniciaram-se em 2011, com a realização de um projeto-piloto na Fragata Independência, no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC) e na Diretoria de Administração da Marinha (DAdM). A proposta busca consolidar um canal direto entre o comando e as praças, promovendo maior proximidade e eficiência na resolução de questões internas.

Importância do “Suboficial-Mor”

A implementação do “Suboficial-Mor” surgiu da necessidade de contar com um representante das praças que possa abordar temas como moral, disciplina, satisfação profissional, carreira e apoio familiar. Além disso, reforça a relevância do diálogo e do fortalecimento da liderança dentro das instituições militares.

Editorial Defesa TV

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano militar e ex-integrante de unidades especiais, com sólida atuação na cobertura de atividades das Forças Armadas brasileiras. Possui formação complementar em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares, realizados pelo Exército Brasileiro em diferentes biomas, além de capacitações no COPPAZNAV (Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltadas à cobertura em áreas de conflito. Atualmente aplica seus conhecimentos técnicos na produção de conteúdos jornalísticos realistas e acessíveis sobre o ambiente operacional das tropas, contribuindo para a valorização e compreensão da importância das Forças Armadas pelo público civil. Em 2011, deixou os registros de lado para atuar diretamente no desastre da Região Serrana do RJ, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro-RJ. Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e Defesa em Foco, é responsável por reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias

Poder de Prontidão: Fuzileiros Navais Aperfeiçoam Emprego de Blindados em Exercício Tático

O Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais (BtlBldFuzNav) realizará,...

A Importância de Pensar como um Preparador: Lições do Apagão na Europa

Na última semana, um apagão de grandes proporções atingiu...

Atech conecta pessoas e ideias em Fórum sobre o futuro da mobilidade, segurança e inteligência artificial

A Atech, empresa do Grupo Embraer, realizou na quinta-feira,...

Marinha conclui sondagem e atualiza cartas náuticas de importante trecho no Marajó

A Marinha do Brasil (MB) anunciou, na última semana,...