CCOPAB encerra o Estágio de Preparação para Missões de Paz (EPMP 2018/2).

No dia 23 de novembro, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil – Centro Sergio Vieira de Melo  realizou o encerramento do Estágio de Preparação para Missões de Paz (EPMP 2018/2). A cerimônia de encerramento foi presidida pelo Gen Bda Kleber Nunes de Vasconcellos, Chefe de Missões de Paz, Aviação e Inspetor Geral das Polícias Militares/COTEr.  Na ocasião, os concludentes receberam o seu Certificado de Conclusão e o distintivo de Estágios realizados no CCOPAB.

O Estágio de Preparação para Missões de Paz  é dividido em três fases. A 1ª fase é realizada na modalidade de Ensino à Distância (Fase EAD). O seu objetivo é proporcionar aos alunos os conhecimentos do “Core Pre-deployment Training Material (CPTM)”, que pode ser resumido como os conhecimentos básicos que devem ser de domínio de todos os capacetes azuis.

A 2ª fase, com duração de quatro semanas, destina-se ao estudo do inglês instrumental. Nela, os militares são preparados para se comunicar em Inglês, aprendendo o vocabulário geral e técnico de missões de paz diretamente relacionado às atividades a serem desenvolvidas pelos futuros Observadores Militares  e Oficiais de Estado-Maior da ONU.

A 3ª fase do EPMP realizou-se no período de 29 de outubro a 23 de novembro.Nesta fase os alunos são apresentados ao “Specialized Training Material”, que os prepara especificamente  para as funções que vão desempenhar quando desdobrados no terreno. Coroando o preparo dos futuros capacetes azuis, foi realizada a “Semana Verde”, exercício no terreno onde, por meio da simulação dos diferentes cenários, os alunos são submetidos situações e problemas militares semelhantes aos que encontrarão em suas missões.

Prosseguindo com o esforço do CCOPAB para cumprir a diretriz da ONU de aumentar a participação feminina em Op Paz, iniciado em 2016, com a preparação da Major Médica Regina Lúcia Moura Schendel , o EPMP 2018/2 contou com a presença de 7 (sete) mulheres, das quais 4 (quatro) oriundas do Exército e 3 (três) das Polícias Militares. Concluíram o Estágio 38 (trinta e oito) militares, dos quais 29 (vinte e nove) do Exército, 4 (quatro) da Força Aérea e 5(cinco) policiais militares dos Estados do Acre, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro.

Fonte: Divisão de Comunicação Social
Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil

Veja também:

Vídeo da Mostra de Desarmamento do Navio-Aeródromo “São Paulo” (NAeSPaulo).

Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais ministra instrução para Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below