CCOPAB participa da 25ª conferência anual da associação internacional de Centros de Operações de Paz

blank

O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil CCOPAB) participou, entre os dias 7 e 11 de outubro, da 25ª Conferência Anual da Associação Internacional de Centros de Operações de Paz (IAPTC – sigla em inglês), realizada em Lima, Peru.

O CCOPAB se fez presente ao evento com o seu comandante, coronel Marco Antônio Estevão Machado, o chefe da Divisão de Doutrina, tenente-cornel da Força Aérea Brasileira (FAB) Rogério Ayres Vasconcellos e o instrutor da Divisão de Educação e Treinamento, major (PM) Alexandre Grevy Magacho Barcellos.

O objetivo da IAPTC é facilitar a comunicação e o intercâmbio de informações, bem como divulgar as melhores práticas de educação e treinamento relacionados às operações de paz, realizadas sob a égide da Organização das nações Unidas (ONU).

Este ano o tema da IAPTC foi ”Preparação para operações eficazes de paz: Renovando o compromisso e fortalecendo parcerias”.

A conferência contou com a participação de especialistas militares, policiais e civis, dedicados ao treinamento, educação e aprendizado em operações de manutenção da paz, oriundos de 60 países e 100 organizações localizadas nos cinco continentes.

A delegação brasileira foi chefiada pelo Chefe de Missões de Paz, Aviação e IGPM do Comando de Operações Terrestres (COTER), General de Divisão Kleber Nunes Vasconcellos.

Participaram, ainda, militares do Ministério da Defesa (MD), da Marinha do Brasil (MB), da FAB, do Estado-Maior do Exército (EME) e policiais militares. A Rede Brasileira de Pesquisas sobre Operações de Paz se fez representar por meio da Profa. Karla Pinhel, da UNICURITIBA.

Como conferencistas, o Brasil se fez representar pelo Force Commander da Missão das Nações Unidas na República Democrática do Congo (MONUSCO), General de Divisão Elias Rodrigues Martins Filho, e pela parceira do CCOPAB na REBRAPAZ, Dra Eduarda Hamann, ambos por vídeoconferência.

O Maj PMGO Barcellos, instrutor do CCOPAB, participou como palestrante do workshop sobre “Teoria da mudança aplicada dos processos de construção da paz”.

  • Com informações e fotos do CCOPAB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here