CCOPAB realiza apoio ao Departamento de Salvaguarda e Segurança das Nações Unidas

O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) Centro Sergio Vieira de Melo apoiou no dia 28 de novembro, o Departamento de Segurança e Proteção das Nações Unidas (UNDSS) para realização das atividades práticas relacionadas ao curso de Abordagens seguras em ambientes de campo (SSAFE Training).

Os dois primeiros dias do curso, realizados no Palácio Itamaraty, consistem de instruções teóricas onde são abordados assuntos sobre análise de riscos, gestão de incidentes, segurança pessoal, conduta em sequestros, estratégias de verbalização, negociação em ambientes hostis e funcionamento das políticas de segurança da ONU.

Para praticar as instruções ministradas, um exercício no terreno foi montado pelo CCOPAB no último dia de Curso, em sistema de oficinas. Nelas, os alunos tiveram a oportunidade de praticar a progressão em área de risco, primeiros socorros e a conduta como refém em um cenário de sequestro.

Objetivo do treinamento é garantir a segurança dos funcionários do Sistema ONU e capacitá-los a enfrentar situações de risco em suas atividades.

Participaram 32 funcionários das Nações Unidas no Brasil, representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs) parceiras e outras instituições estaduais – entre as quais a Cruz Vermelha Brasileira (CVB); Processo APELL; Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ); e Escola de Defesa Civil.

  • Com informações e fotos: CCOPAB


Receba nossas notícias em tempo real pelos aplicativos de mensagem abaixo:

Ninguém do DefesaTV está autorizado a entrar em contato com os leitores. Caso deseje de alguma informação envie um e-mail [email protected]

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!