CCOPAB realizou Estágio de Preparação de Civis para Atuação em Ambientes Instáveis

Objetivo do estágio fora de expor sobre a importância do preparo de civis que atuam ou poderão atuar em ambientes instáveis no desempenho das suas funções.

blank

O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) – Centro Sérgio Vieira de Melo, realizou entre os dias 24 a 28 de agosto, o Estágio de Preparação de Civis para Atuação em Ambientes Instáveis 2020 (EPCAAI 2020).

O objetivo do estágio fora de expor sobre a importância do preparo de civis que atuam ou poderão atuar em ambientes instáveis no desempenho das suas funções. A atividade buscou proporcionar, prioritariamente, noções básicas de segurança e proteção individuais.

blankEste ano, participaram do evento, 34 civis das seguintes instituições nacionais e internacionais: Caritas Brasileira/Organização Internacional para Migrações, Secretaria Estadual de Administração Penitenciária, Impact Hub Floripa, Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública/MG, USP, PUC-Rio, Junta de Missões Mundiais de Convenção Batista Brasileira, Articulação Sul, Cruz Vermelha Brasileira/PA, Gabinete de Segurança Institucional, REBRAPAZ, DEPOE, ACNUR, Solar do Rosário, OAB-MS, UVA, UFRJ/ESG, Conselho Tutelar de Salvador, Prefeitura do Rio de Janeiro, Consulado-Geral Britânico no Rio de Janeiro, Conexão Voluntário em Campos, IBMR e STJ.

Os estagiários tiveram instruções relacionadas à comunicação e negociação, primeiros socorros, combate a incêndio, análise e mitigação de riscos, Defesa Química Biológica Radiológica Nuclear (DQBRN), dentre outras.

blankDurante a atividade, mereceu destaque a participação, por videoconferência, da Conselheira do Ministério das Relações Exteriores, Srª Viviane Balbino; da coordenadora da Rede Brasileira de Pesquisa sobre Operações de Paz (REBRAPAZ), Profa. Dra. Eduarda Hamann, (ambas apresentando a participação de civis brasileiros em missões em ambientes instáveis); da Sra. Bia Albernaz, compartilhando experiências no terreno vivenciadas na MONUSCO (República Democrática do Congo/RDC), na Missão Política na Colômbia e com refugiados no Sudão do Sul; e da Sra Fernanda Brasil nas missões de paz da ONU no Haiti, na RDC, na República Centro Africana e no Mali.

A realização do EPCAAI 2020 foi possível em virtude do imprescindível apoio das seguintes Organizações Militares da Guarnição da Vila Militar:

  •  27º Batalhão de Infantaria Paraquedista;
  • Companhia Precursora Paraquedista;
  • 57º Batalhão de Infantaria Motorizado;
  • 15º Regimento de Cavalaria Mecanizado;
  • Escola de Instrução Especializada;
  • Centro de Adestramento-Leste; e
  • Base Aérea dos Afonsos.
  • Com informações e fotos: CCOPAB