CECOMSAER celebra 55 anos com homenagens e reconhecimento institucional

Data:

   Na manhã desta sexta-feira, 09/05, o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER) celebrou seu 55º aniversário com uma cerimônia militar marcada por homenagens, memórias e reconhecimento ao papel essencial desempenhado pelo órgão na divulgação e proteção da imagem institucional da Força Aérea Brasileira (FAB).

O evento foi presidido pelo Comandante Interino da Aeronáutica e Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, que esteve acompanhado do Chefe do CECOMSAER, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça. A solenidade reuniu ex-chefes do CECOMSAER, Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica, autoridades civis e militares, veteranos e convidados da imprensa. 

Todo o efetivo da Organização Militar esteve presente, reforçando o espírito de corpo e valorização Institucional. Participaram, também, representantes da imprensa nacional, marcando o bom relacionamento da instituição com os veículos de comunicação.

Durante a cerimônia, foram entregues condecorações alusivas ao tempo de serviço no Centro. Militares com cinco anos de atuação receberam o Quinquênio de Aço; com dez anos, o Quinquênio de Ferro. A distinção foi criada em 2013 com o objetivo de reconhecer o trabalho de militares e civis dedicados à comunicação institucional da Força Aérea Brasileira. Houve, também, a imposição da Medalha Militar de Prata com passador de prata, ao Major Aviador Ivo Cheregati, em reconhecimento aos mais de 20 anos de bons serviços prestados à FAB.

História e legado

Criado em 1970, o CECOMSAER tem como missão planejar, coordenar e executar ações de comunicação que reforcem a imagem institucional da Força Aérea junto à sociedade e aos meios de comunicação. Ao longo de sua história, o Centro teve participação ativa em momentos marcantes da FAB.

Dentre os grandes marcos, destaca-se a cobertura do Exercício Cruzeiro do Sul (CRUZEX), realizado na Base Aérea de Natal (RN), considerado o maior exercício de guerra simulada da América Latina. O evento foi um divisor de águas na história do CECOMSAER, que teve o desafio de gerenciar a comunicação de uma operação multinacional envolvendo diversos países, meios aéreos e cenários complexos de combate.

O Centro também esteve à frente da cobertura de importantes missões humanitárias, como as repatriações de brasileiros em zonas de conflito e, mais recentemente, nas operações de ajuda às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Em todas essas ocasiões, o CECOMSAER atuou com agilidade, precisão e compromisso com a transparência, garantindo à sociedade informações seguras e confiáveis.

Em seu discurso, o Chefe do CECOMSAER, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, refletiu sobre o legado da Instituição, destacando a importância de valorizar as tradições e a memória que sustentam a trajetória do Centro. “Valer-se das nossas tradições é reconhecer tudo o que foi construído ao longo desses 55 anos – mais de meio século de intensos esforços para proteger e projetar a imagem da Força -, reverenciar aqueles que contribuíram para essa história e garantir que o passado permaneça presente em nosso trabalho. Somos gratos aos que nos antecederam e nos orgulhamos de ser herdeiros de um legado de superação e dedicação”, afirmou.

O Brigadeiro Daniel também destacou a relevância do trabalho coletivo dentro do CECOMSAER, mencionando a colaboração com outras entidades, como a Secretaria de Comunicação da Presidência (SECOM-PR), a Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Defesa (ASCOM-MD), o Centro de Comunicação Social do Exército (CECOMSEX) e o Centro de Comunicação Social da Marinha (CCSM). “Nada seria possível sem o esforço conjunto. Trabalhamos com afinco para entregar um trabalho de excelência à sociedade brasileira e, juntos, somos mais fortes”, afirmou.

Ao fim, o Brigadeiro enfatizou o compromisso com a inovação diante das transformações tecnológicas, ressaltando a importância de adaptar-se às novas demandas da sociedade do conhecimento. “O mundo está em constante evolução, e devemos manter o foco na ousadia e inovação para que possamos continuar nossa missão com responsabilidade e credibilidade”, concluiu.

Ao final do evento, foi transmitido um vídeo especial em homenagem aos 55 anos do Centro, relembrando sua trajetória e conquistas ao longo das décadas. Clique aqui e confira.

Fotos: Sargento Viegas/ CECOMSAER



Fonte:Força Aérea Brasileira

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano militar e ex-integrante de unidades especiais, com sólida atuação na cobertura de atividades das Forças Armadas brasileiras. Possui formação complementar em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares, realizados pelo Exército Brasileiro em diferentes biomas, além de capacitações no COPPAZNAV (Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltadas à cobertura em áreas de conflito. Atualmente aplica seus conhecimentos técnicos na produção de conteúdos jornalísticos realistas e acessíveis sobre o ambiente operacional das tropas, contribuindo para a valorização e compreensão da importância das Forças Armadas pelo público civil. Em 2011, deixou os registros de lado para atuar diretamente no desastre da Região Serrana do RJ, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro-RJ. Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e Defesa em Foco, é responsável por reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias