Celebração dos 75 anos do ‘Dia D’ terá voo de 18 C-47 Dakota sobre Atlântico

Grupo de entusiastas, que se auto intitulam “O Esquadrão do Dia D”, irão cruzar o Atlântico em direção à Europa, a bordo de 18 aeronaves C-47 Dakora para participarem das comemorações alusivas ao 75º aniversário da Invasão da Normandia mais conhecido como Dia D.

Possivelmente eles venham a ser, o maior grupo de C-47 voando juntas desde o final da Segunda Guerra Mundial, que seguirá a histórica rota “Blue Spruce” entre os Estados Unidos (EUA) e à Escócia (RU).

O grupo dos EUA se reunirá em Waterbury-Oxford, Connecticut, entre os dias 13 e 17 de maio para a realização dos preparativos finais da viagem, que incluirá um voo de formação em torno da Estátua da Liberdade.

No dia 19 de maio, as aeronaves voarão para Goose Bay, em Newfoundland (Canadá) onde elas farão uso do aeródromo original, que serviu como principal base dos EUA com destino à Europa durante a guerra.

De Goose Bay algumas aeronaves irão para Narsarsuaq (Groenlândia), enquanto outros modelos de longo alcance irão direto para Reykjavik (Islândia) antes de seguirem para Prestwick, na Escócia (Reino Unido) até finalmente chegar em Duxford (Reino Unido), onde a parte britânica do grupo estará à espera.

O evento ‘Dia D’ será realizado entres os dias 2 e 5 de junho. Em Duxford, as Dakotas Americanas serão acompanhadas por 17 de seus ‘primos’ europeus. Na tarde do dia 5 de junho, a enorme esquadrilha de Dakotas cruzará o Canal da Mancha onde será realizado, por reencenadores, o salto de para-quedistas sobre a Normandia.

Após esta reconstituição dos primeiros estágios da invasão do Dia D, as aeronaves pousarão em Caen-Carpiquet (França). De 5 a 9 de junho, haverá o maior encontro de Dakotas desde o Berlin Airlift que poderá ser visto, tanto no solo quanto no ar.

Depois da Normandia, muitas das aeronaves participarão de eventos comemorativos do Berlin Airlift e outras viagens paralelas europeias estão sendo planejada. É esperado que a maioria dos C-47 estejam de volta aos EUA a tempo para o AirVenture 2019 em Oshkosh. Para mais detalhes acesse Daks over Normandy.

  • Com informações dos sites: AVwebFlash, Daks over Normandy, The D-Day squadron, Via Scramble Magazine
  • Tradução e Adaptação: Anderson Gabino (DefesaTV)

2 COMENTÁRIOS

  1. Gostava de participar na reencenacao do dia D , e poder saltar de paraquedas sobre as praias da normandia…
    Como devo fazer a minha candidatura ?

    Jorge vitorino

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here