Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil encerra Estágio de Preparação para Missões de Paz

blank
Fotos Cb Lopes e Sd Carvalho

No dia 17 de maio, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) realizou o encerramento do Estágio de Preparação para Missões de Paz (EPMP) 2019/1.

A cerimônia  foi presidida pelo comandante do CCOPAB, coronel Machado, e contou com a presença do coronel Negrão, Chefe da Divisão de Missões de Paz do Comando de Operações Terrestres (COTER).

EPMP, conduzido inteiramente no idioma inglês, teve como objetivo preparar militares e policiais militares para atuar como Oficial de Estado Maior, Observador Militar e Policial das Nações Unidas, abrangendo aulas teóricas e práticas.

A atividade se encerrou com um exercício no terreno, realizado no Campo de Instrução do Gericinó (CIG), que coroou o preparo dos militares designados para missões de Paz das Nações Unidas.

Neste tipo de treinamento os alunos são submetidos à rotina de atividades semelhantes a que encontrarão em seus desdobramentos no terreno.

Para obtenção do melhor rendimento possível, alunos do Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação (IBMR) fizeram o papel de “role players” (figuração), permitindo que os estagiários se exercitassem nos diferentes idiomas e situações.

Nesta fase do EPMP o CCOPAB contou com a colaboração de instrutores convidados, do Brasil e de nações amigas, oriundos do Ministério da Defesa, das Forças Singulares, das Polícias Militares e de entidades civis que se dedicam ao estudo das operações de paz.

Concluíram com aproveitamento o Estágio 38 militares sendo: 23 do Exército, 4 da Força Aérea e 11 policiais militares dos diversos Estados do Brasil.

Destaca-se a participação do Cap Aron Horn, da Força Aérea da Alemanha e de integrantes  do segmento feminino do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira e das PMs.

  • Com informações do CCOPAB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here