Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil passa ser subordinando a Diretoria de Educação Técnica Militar

No dia 3 de setembro foi realizada cerimônia de passagem de subordinação, onde o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil – Centro Sergio Vieira de Mello (CCOPAB/CSVM), que após 14 anos de cumprimento de bons serviços prestados à Primeira Divisão de Exército – Divisão Mascarenhas de Moraes (1ª DE), passa agora responder junto a Diretoria de Educação Técnica Militar (DETMil), conforme Portaria Nrº 1179, do Comandante do Exército de 5 agosto de 2019.

A cerimônia foi presidida pelo Comandante Militar do Leste, general do exército Júlio Cesar Arruda, que se fez acompanhar pelo Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEX), general do exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva.

O Comandante da 1ª Divisão de Exército, general de divisão William Georges Felippe Abrahão, passou a subordinação do Centro ao Diretor de Serviço Militar (DSM) e que atualmente responde como Diretor da DETMil, general de divisão Vinicius Ferreira Martinelli. A atividade contou, ainda, com a presença de Oficiais Generais, autoridades militares e civis convidados.

Também se fizeram presentes os Adjuntos de Comando das autoridades mencionadas, Comandantes das diversas Organizações Militares da Guarnição do Rio de Janeiro e da Vila Militar, bem como representantes da FAIBRAS.

Durante a cerimônia, o Comandante do CCOPAB, coronel Machado, realizou a leitura de um texto alusivo, no qual destacou a importância da 1ª DE na criação e consolidação do Centro e realçou os desafios e a responsabilidade de passar a integrar, como OMDS, o Sistema de Educação e Cultura do Exército.

Com a mudança de subordinação, a DETMil passa a ter 10 Estabelecimentos de Ensino diretamente subordinados e 24 Estabelecimentos de Ensino com vinculação técnico pedagógica, cabendo-lhe a missão de “dirigir, orientar, supervisionar e avaliar as atividades de ensino e pesquisa, a formação dos sargentos de carreira, bem como a especialização e extensão de oficiais, subtenentes e sargentos.”

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Com informações e fotos do CCOPAB


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below