Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil realiza treinamento a Unidades da Força Aérea Brasileira

Entre os dias 12 e 23 de agosto, uma equipe do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), deslocou-se para a cidade de Campo Grande (MS), para realizar a Instrução para Preparação de Unidades Aéreas, ofertadas pelo Brasil no Sistema de Prontidão de Capacidades de Manutenção da Paz da ONU (UNPCRS).

A equipe do CCOPAB foi composta pelos seguintes militares: tenente coronel de Infantaria da Força Aérea Brasileira (FAB) Ayres, major Christiane Lima, major aviador da FAB Henrique Santos, major da Policia Militar de Goias (PMGO) Barcellos  e 2 º Sgt Gabriel Machado.

O major Henrique Santos, coordenador da instrução, afirmou que os conceitos e doutrina das Nações Unidas (ONU), necessários para a certificação de Unidades Aéreas, foram muito bem assimilados pelos 61 alunos pertencentes aos efetivos da Ala 5 (1°/15ºGAV, 2º/10ºGAV, 3º/3ºGAV e EAS) e do 1º/9º GAV da Ala 9, que participaram da instrução.

Estas unidades operam as aeronaves C-105 Amazonas, H-60L Blackhawk e A-29 Super Tucano, que podem vir a ser empregadas em Operações de Paz.

“Aprendi muitas coisas que eu não conhecia e que provavelmente farão grande diferença no dia em que eu for chamada para uma Operação de Paz. Estou me sentindo preparada e mais motivada do que nunca para enfrentar este desafio”, enfatizou a 3º Sgt Amanda Ariane Gomes da Silva, uma das alunas.

O capitão aviador Tiago Taffarel, um dos pilotos participantes, afirmou: “Esta instrução nos revelou uma infinidade de possibilidades interessantes, pois pudemos interagir com especialistas do mundo inteiro que atuam diretamente com Unidades Aéreas em Missão de Paz”.

A atividade realizou-se por meio de aulas expositivas,  avaliações diárias de aprendizagem e exercícios práticos de estudo de caso, que exigiam a busca de soluções dentro de um cenário hipotético de uma Operação de Paz da ONU.

A Equipe de Instrução contou ainda, com o apoio dos tenentes coronéis aviadores Diego Henrique de Brito e Bruno Cesar Janhsen, dois instrutores convidados da FAB integrantes do SRPV-SP (Serviço Regional de Proteção ao Voo) e do EMAER (Estado-Maior da Aeronáutica), respectivamente.

Destaca-se também a participação dos seguintes palestrantes internacionais, por meio de videoconferências interativas ao longo de duas semanas: coronel Moura – Ministério da Defesa (MD); coronal R1 Werneck – Quartel-General da ONU (NY); major Ayax Solis – MINUSMA (Mali) – Timbuktu; e o Srº. André Rodrigues, UNSOS (Somália/Quênia) – Nairobi.

Todos os instrutores e palestrantes possuem experiência de Missões de Paz da ONU em países como Timor-Leste, Saara Ocidental, Congo, República Centro Africana, Somália, Libéria, Haiti e Sudão do Sul ou no Quartel General da ONU em Nova York.

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Com informações do CCOPAB


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below