Centro de Análises de Sistemas Navais da Marinha do Brasil contribui nas competições da “Stock Car Brasil”

A parceira do Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV), Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) subordinada ao Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ), no estudo da aerodinâmica de navios da Marinha do Brasil (MB) com a empresa brasileira Aerothermal Solutions (ATS) gerou um aprendizado tecnológico que possibilitou o atendimento da demanda da Equipe “CIMED Racing”, da “Stock Car Brasil”. O estudo de desempenho aerodinâmico está frequentemente presente em competições automobilísticas, uma vez que o desempenho na pista é resultado de uma análise meticulosa envolvendo toda a dinâmica do carro.

Na NASCAR e na Fórmula 1, categorias de primeira linha do automobilismo mundial, a utilização do Computational Fluid Dynamics (CFD), geralmente utilizado no setor aeronáutico, vem ganhando espaço em outras áreas. Finalmente, esse tipo de análise de desempenho chegou ao Brasil nas competições da “Stock Car Brasil”, categoria nacional, que cresce a cada ano. A equipe CIMED, cujo chefe é William Curvelo e o engenheiro responsável é Sergio Troy, entrou em contato com a ATS para um estudo de desempenho aerodinâmico de seu carro na categoria, pilotado por Lucas Foresti, na temporada 2018.

Foi conduzida uma análise de desempenho em termos de ganho de tempo considerando-se um caso real de corrida, e no que possíveis mudanças baseadas nesse estudo poderiam trazer de benefícios para a equipe. Para as zonas de freio e curva, o ganho positivo de tempo foi de 0,05s. Já para as partes de linha reta do circuito, o ganho foi de 0,08s. A parceria entre as instituições permitiu que fossem aprendidas e exercitadas as técnicas de modelagem em CFD do fluxo de ar no entorno de um navio, passo necessário para a determinação dos Envelopes de Vento, fundamentais para a operação de helicópteros embarcados em navios de guerra. O estudo para a “Stock Car Brasil” mostra o valor da pesquisa científica, de uso dual, promovido em parceria entre o CASNAV e a ATS.

  • Com informações do Centro de Comunicação Social da Marinha

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below