Centro de Avaliações do Exército cumpre nova etapa do Programa ASTROS 2020

blank

O Centro de Avaliações do Exército (CAEx) recebeu entre os dias 22 a 24 de abril, das fábricas de transmissor do radar de rastreio, na cidade de São Bernardo do Campo (SP), e da de adaptações dos caminhões de carga que comporão o Sistema Transportável de Rastreamento de Engenhos em Voo (STREV), na cidade de São José dos Campos (SP).

A implementação do STREV faz parte do Projeto de Instrumentação de Campo de Instrução, parte essencial do Programa Estratégico ASTROS 2020.

As atividades foram executadas por militares do CAEx, que verificaram o cumprimento das especificações técnicas estabelecidas em contrato entre o Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) e a empresa contratada Omnisys (para a entrega do transmissor do radar de rastreio), que tem como subcontratada a empresa RFCom (para a entrega dos caminhões), ambas integrantes da Base Industrial de Defesa (BID).

Após concluído, o STREV conferirá uma nova e importante capacidade de teste e avaliação (T&A) ao CAEx, possibilitando o rastreio do voo de mísseis, foguetes, munições de armamento pesado e sistemas aéreos remotamente pilotados (SARP), constituindo-se, dessa forma, em uma singular ferramenta de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento desses produtos de defesa pelo SCTIEx e pela BID.

A equipe do CAEx recebeu, previamente, as devidas orientações de saúde e os equipamentos de proteção individual (EPI), de forma a cumprir as medidas sanitárias preventivas estabelecidas nas Diretrizes do Comandante do Exército e do Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), para a prevenção e o combate à pandemia da COVID-19.

Notas Técnicas foram expedidas pela Diretoria de Saúde acerca do assunto, a fim de preservar a saúde dos militares e de seus familiares e manter a capacidade operativa dos quadros do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército (SCTIEx).

  • Fonte: CAEx