Centro de Avaliações do Exército realiza adestramento em Suporte Básico de Vida no Trauma

As atividades ocorreram no Centro de Medicina Operativa da Marinha e contou com a participação de seis instrutores da Marinha do Brasil

Google News

O Centro de Avaliações do Exército (CAEx) – “Campo de Provas da Marambaia/ 1948”, realizou entre os dia 10 a 13 de novembro, o Adestramento em Suporte Básico de Vida no Trauma (SBVT). O exercício contou com a colaboração da Marinha do Brasil.

As atividades ocorreram no Centro de Medicina Operativa da Marinha (CMOpM) e contou com a participação de seis instrutores da Marinha do Brasil e de 16 instruendos, sendo um oficial, um cabo e 14 soldados do CAEx.

A finalidade da capacitação foi proporcionar aos militares condições de aplicarem os conhecimentos práticos adquiridos no socorro e no resgate de vítimas clínicas ou de trauma.

Durante as instruções, que tiveram caráter eminentemente prático, foram ministradas, em simuladores de vítimas (manequim), avaliação das vítimas no trauma (avaliação do paciente), por meio da importância do estudo da cena; dos componentes do exame primário; da distinção do paciente grave do não grave; da importância do rápido atendimento e transporte dos pacientes graves; e das circunstâncias em que deve ser feito um exame secundário e das técnicas de manejo de vias aéreas superiores, cuja desobstrução pode ser mais importante, sob o ponto de vista vital, do que, por exemplo, o atendimento imediato de uma situação hemorrágica, e a ressuscitação cardiopulmonar.

Portanto, os conhecimentos ministrados em muito contribuem para a manutenção da segurança e preservação da vida nas atividades de Teste e Avaliação (T&A) de Sistemas e Materiais de Emprego Militar (SMEM) e de Produtos Controlados pelo Exército (PCE), conduzidas diariamente pelo CAEx.

  • Com informações e fotos: CAEx


Receba nossas notícias em tempo real nos seguindo pelos aplicativos de mensagem abaixo:

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!

Assista nosso último episódio: