Centro de Estudos de Pessoal lança edital para mestrado de Humanidades em Ciências Militares

O Centro de Estudos de Pessoal/Forte Duque de Caxias (CEP/FDC) lançou edital para processo seletivo de mestrado interdisciplinar de Humanidades em Ciências Militares. As inscrições para o processo seletivo ocorrem entre os dias 20 de janeiro e 6 de fevereiro, e as etapas da seleção ocorrem em fevereiro de 2020. As atividades letivas começam em março.

O Programa de Pós-Graduação Humanidades em Ciências Militares (PPGHCM) busca fomentar pesquisas nas áreas de Educação, Ciências Sociais, Psicologia, História e Serviço Social, entre outras vertentes do Colégio de Humanidades, em trabalhos de pesquisa e desenvolvimento aplicados aos problemas das Forças Militares.

As questões investigadas pelo PPGHCM estão vinculadas a duas Linhas de Pesquisa, que devem ser escolhidas pelos candidatos/as no momento da inscrição:

  • Estado, Instituições e Forças Militares
  • Sujeitos, Representações Sociais e Forças Militares

A seleção para o Mestrado Profissional Interdisciplinar Humanidades em Ciências Militares ocorre anualmente, com um total de 12 (doze) vagas. Em 2020, poderão participar da seleção Oficiais das Forças Armadas da ativa, da reserva, das Forças Auxiliares e profissionais civis.

Para informações detalhadas, acesse o EDITAL

Para inscrever-se, preencha a ficha digital AQUI

Sobre o CEP/FDC

O CEP/FDC, desde 1965, busca melhor compreender, estudar e preparar o homem. A Organização Militar foi criada com o objetivo de ser um centro de estudos do comportamento humano, formando militares para desempenhar funções no campo das ciências sociais e humanas dentro das Forças Armadas e Auxiliares. O desenvolvimento de pesquisas e a prática do ensino norteiam as atividades deste estabelecimento de ensino.

Assim, há mais de cinco décadas de serviço ao Exército e ao Brasil, o Centro vem trabalhando pela melhoria dos processos e do ensino no Exército, com a reformulação de práticas, políticas e diretrizes dos Sistemas de Educação, Comunicação Social e Operações Psicológicas.

Com o objetivo de cumprir a sua missão junto ao Exército Brasileiro, a Organização Militar atua em 4 vetores: ensinar, pesquisar, preservar e formar o soldado.

O CEP/FDC atua em consonância com a legislação de ensino do Exército Brasileiro e busca valorizar o homem, aprimorando sua capacitação técnica e profissional. Atualmente, os cursos regulares de Coordenação Pedagógica, de Comunicação Social, de Psicopedagogia Escolar e de Avançado de Operações Psicológicas são oferecidos para Oficiais; e os de Auxiliar de Comunicação Social e de Auxiliar de Ensino são destinados aos Subtenentes e Sargentos.

Em relação ao ensino, a missão deste estabelecimento é especializar recursos humanos, em nível médio e de pós-graduação lato sensu, para o desempenho de funções técnicas e de assessoramento nos sistemas de ensino, de comunicação social e operações psicológicas; e especializar profissionais em nível stricto sensu, em Humanidades em Ciências Militares.

Além dos cursos regulares que são ministrados no Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias, a Organização Militar oferece cursos à distância nas áreas de Administração Hospitalar e Direito Militar. Os cursos são ministrados em convênio com Instituição de Educação Superior (IES), credenciada pelo MEC.

  • Com informações do CEP/FDC