Centro de Estudos de Pessoal realizou aula inaugural utilizando Ambiente Virtual de Aprendizado

blank

No dia 19 de março, o Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias (CEP/FDC) realizou Aula Inaugural dos cursos regulares de Coordenação Pedagógica, Psicopedagogia Escolar e do Mestrado Profissional “Humanidades em Ciências Militares”, utilizando a ferramenta do Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA) do Portal de Educação do Exército, conhecida como Big Blue Botton (BBB).

Essa ferramenta viabilizou a videoconferência em diferentes ambientes de aprendizagem. Na oportunidade, foi empregada em 3 salas de aula.

Dessa maneira, respeitou-se a integridade física do corpo discente, cumprindo as determinações relacionadas ao enfrentamento da emergência de saúde pública, decorrente do coronavírus (COVID-19).

O aplicativo hangout foi empregado como alternativa ao BBB, disponibilizando a plataforma do AVA nos smartphones do discentes.

A aula cujo título foi “Coronavírus e a viralização da educação online” foi ministrada pela Profª Drª Débora Duran a partir do Colégio Militar de Brasília (CMB). Ao final, os discentes puderam participar de um debate, demonstrando a versatilidade da ferramenta do ambiente moodle.

Essa iniciativa do CEP/FDC substituiu a videoconferência tradicional que por sua natureza técnica não permite participação simultânea em mais de um ambiente de aula. Em face às diversidades do COVID-19, o ponto alto foi utilizar o AVA para ultrapassar as barreiras atuais em prol da educação.

Veja o vídeo abaixo sobre como foi esta aula inovadora:

  • Com informações do CEP/FDC