Centro de Estudos Estratégicos do Exército inicia trabalhos do Núcleo de Estudos Prospectivos

blank

O Centro de Estudos Estratégicos do Exército (CEEEx) deu início, nos dias 16 e 17 de maio, aos trabalhos de seu Núcleo de Estudos Prospectivos (NEP), recebendo os pesquisadores aprovados no processo seletivo para 2019.

O NEP é um órgão de apoio ao CEEEx, composto por pesquisadores (mestres e doutores; civis e militares,)  responsável pelo desenvolvimento de estudos, de natureza prospectiva, em diferentes áreas ligadas à Estratégia e à Defesa Nacional.

Ao longo de mais de uma década de atividades, o NEP já desenvolveu pesquisas em áreas como: Geopolítica e Estratégias Militares, Conflitos Armados e Emprego das Forças Armadas, Gestão de Defesa, Cibernética, História Militar, dentre outras.

Os produtos do NEP se consubstanciam por meio de pareceres, artigos publicados em periódicos e da realização de Seminários e workshops, abertos à ampla participação da Sociedade.

Durante as duas jornadas, os novos pesquisadores realizaram uma ambientação, em que foram apresentadas as atividades realizadas pelo Centro e as demandas de pesquisa do NEP.

Este ano, foram selecionados os seguintes pesquisadores e áreas temáticas: Prof. Dr. Augusto Wagner Menezes Teixeira Júnior (Geopolítica e Estratégias Militares), Profa. Dra. Fernanda das Graças Correa (Planejamento Estratégico e Gestão de Defesa), Prof. Dr. Fernando da Silva Rodrigues (Forças Armadas e História Militar) e Leila Maria Da Juda Bijos (Coordenação de Pesquisa).

  • Com informações do CEEEx

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here