Centro de Estudos Estratégicos do Exército realiza intercâmbio com o Centro de Estudios e Investigaciones Militares del Ejército de Chile

O Centro de Estudos Estratégicos do Exército (CEEEx) realizou, no período de 8 a 12 OUT 18, visita de intercâmbio ao Centro de Estudios e Investigaciones Militares del Ejército de Chile (CESIM) localizado em Santiago do Chile. A comitiva do CEEEx foi recebida no Edifício Ejército Bicentenário (EEB) pelo Subchefe do Estado-Maior do Exército Chileno, Gen Brig Javier Iturriaga del Campo. Durante as três jornadas de trabalho, foram apresentados palestras e discutidos temas de interesse de ambos os Centros.

O CESIM se encarregou de apresentar o “Sistema de Investigação e desenvolvimento (SIDE)”, do Exército Chileno, e as atividades relativas à “Metodologia de Análise Prospectiva na área de Segurança e Defesa”, desenvolvida pelo CESIM. Da parte do CEEEx, o Cel Lange, Ch do CEEEx, apresentou a estrutura, organização e funcionamento do CEEEx. O Núcleo de Estudos Estratégicos (NEP), com sua missão e agendas de pesquisa, foi apresentado pelo TC Oscar Filho, Chefe do NEP.

O ST Vanderson apresentou um breve histórico do Centro. Uma segunda apresentação, realizada pelo Cel Vladimir, da 3ª SCh EME, tratou da “Participação do Exército Brasileiro em espaços fronteiriços e urbanos”. Ao final do encontro foi acordado um Plano de Trabalho conjunto para os anos de 2019-2020. A troca de experiências do CEEEx com o CESIM tem sido de grande proveito para o aprimoramento dos estudos prospectivos, considerando os muitos aspectos de interesse comum entre os dois órgãos, a expertise reconhecida daquele Centro desenvolvida ao longo de mais de 20 anos.

Fonte e Fotos: CEEEx

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below