Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças realiza formatura de 390 novos policiais militares

blank

O Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP 31 de Voluntário) realizou nesta sexta-feira (28), cerimônia de formatura dos Alunos da 1° CIA Turma Sd PM Jorge Lucas da Silva Torquato de Araújo.

Se formaram, 390 novos policiais militares que ajudarão no reforço da segurança pública no Rio de Janeiro. Esta é a primeira turma de agentes formados este ano

A solenidade contou com a presença do governador Wilson Witzel e do secretário de Polícia Militar, coronel PM Rogério Figueredo de Lacerda, entre outras autoridades. No discurso, Witzel destacou a importância da Polícia Militar para a democracia.

“Em nome do povo do estado do Rio de Janeiro, quero agradecer a todos os senhores e senhoras que, com dedicação, carinho, amor e a disciplina necessária da boa formação, estão hoje entregando ao Rio de Janeiro seus filhos para servirem na mais nobre de todas as missões que um homem e uma mulher pode se prestar: doarem-se à causa da defesa da sociedade, vigiando àqueles que hoje enfrentam nas ruas o crime organizado, vigiando as nossas ruas e se dedicando ao trabalho na Polícia Militar. Esta nobre missão, certamente, é fundamental para o Estado Democrático de Direito”, falou o governador.

Os novos soldados já estão em condições de atuar no policiamento preventivo e ostensivo no estado. Os 390 policiais militares tiveram dois treinamentos adicionais – porte velado de armas, para atuarem com mais segurança durante os períodos de folga; e capacitação de tomada de decisão, para que possam agir com rapidez em situações de estresse intenso.

O treinamento utilizou um simulador em um ambiente virtual. Além deste diferencial, os novos profissionais cursaram a grade curricular convencional, com as disciplinas práticas e teóricas previstas na formação básica do efetivo da corporação.

“Esta formatura representa o primeiro passo de uma meta que traçamos para recompor o efetivo de nossa corporação, que, ao longo dos últimos três anos, sofreu um dramático processo de perdas. Estamos recolocando a estrutura da bicentenária Polícia Militar nos trilhos para seguir o seu destino histórico de servir e proteger a nossa sociedade”, afirmou o secretário da PM, coronel Figueredo.

A partir do mês que vem, uma nova turma começará mais uma formação no CFAP: 500 novos concursados de 2014 darão início ao curso, no próximo dia 18 de julho. Ao longo de 2019, outras quatro turmas, com 500 concursados, também ingressarão na PM.

O fora de forma da turma foi em homenagem ao falecido Aluno Danter Rodrigues que infelizmente foi vítima de acidente fatal na Avenida Brasil, na véspera de sua formatura.

  • Com informações da AsCom PMERJ

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here