Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo realiza abertura do 5º Núcleo do Programa Forças no Esporte (PROFESP)

blankO Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), Organização Militar com viés de ensino e adestramento do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, realizou no dia 12 de setembro à abertura oficial do 5º Núcleo do Programa Forças no Esporte (PROFESP), totalizando assim, mais de 500 jovens atendidos por esta instituição militar. O evento contou com a presença do Sr.º Leandro Cruz Fróes da Silva, Ministro do Esporte, o qual é um dos parceiros do CIASC nesta empreitada.

Também se fizeram presente ao evento, o Comandante do Pessoal de Fuzileiros Navais, Vice-Almirante (FN) Cesar Lopes Loureiro, o Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra Vice-Almirante (FN) Paulo Martino Zuccaro, o Comandante do Centro de Capacitação Física do Exército, General de Brigada André Luiz Ribeiro Campos Allão, o Diretor da Comissão de Desportos da Aeronáutica, Brigadeiro Intendente José Jorge de Medeiros Garcia, além de convidados de instituições militares, civis e religiosas.

blankO trabalho de inclusão social de crianças e adolescentes por meio da prática esportiva é uma parceria com o projeto Navegar, que integra o Programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte. Atualmente, são atendidos mais de 500 jovens de 20 comunidades carentes da Ilha do Governador, que têm acesso a caiaques, escaleres a remo, canoas e barcos da classe optimist. A cerimônia de abertura contou com apresentação do coral das crianças que integram o projeto, onde a banda da Marinha os acompanhou entoando algumas canções. 

Na sequência, o comandante do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), o Contra-Almirante (FN) Carlos Chagas Vianna Braga proferiu algumas palavras em agradecimento e de incentivo. O Ministro do Esporte, também fez um breve discurso onde falou: “O projeto é importantíssimo do ponto de vista social porque dá a oportunidade a crianças e adolescentes de praticarem esporte e aprenderem valores como dedicação, comprometimento, trabalho em equipe, respeito, companheirismo e disciplina. Parabenizo a Marinha e as Forças Armadas como um todo pela iniciativa para a qual o ministério tem o prazer de dar a sua contribuição. O que eu vi hoje aqui me deixou feliz e emocionado”.

blankAo término dos agradecimentos, fora realizado um desfile militar do efetivo de alunos do CIASC onde os jovens do Projeto Social, também desfilaram. Foram entregues uniformes aos novos alunos e diplomas aos integrantes da Pastoral do Menor, ligada à Arquidiocese do Rio de Janeiro, que realizam o trabalho de selecionar os jovens nas comunidades e encaminhá-los ao programa social. Por fim, o Ministro acompanhado do CA Carlos Chagas, foram conferir de perto, a bordo de uma lancha, as crianças em ação nas embarcações doadas pelo Ministério do Esporte. “Programas como este representam muito para o futuro da nossa juventude”, dimensionou o comandante do CIASC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here