Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo realizará o 2º Estágio de Operações de Paz para Mulheres

Subscribe
Voiced by Amazon Polly

A Marinha do Brasil, por meio de sua Escola de Operações de Paz de Caráter Naval (EsOpPazNav) do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), realizará entres os dias 13 e 22 de março, o 2º Estágio de Operações de Paz para Mulheres. A reedição dessa iniciativa pioneira é resultado da parceria entre a Marinha do Brasil e a Organização das Nações Unidas (representada pelo Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil – UNIC Rio) e visa a contribuir para que o Brasil possa atingir as metas de significativa ampliação da participação feminina em operações de manutenção da paz estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O estágio consistirá de instruções baseadas no Core Pre-Deployment Training Material (CPTM), material de treinamento básico da ONU para mantenedores da paz, que abrange temas como: o papel e organização da ONU e de suas missões de paz; o trabalho com parceiros de missão como, por exemplo, ONG e o governo do país anfitrião da missão; respeito pela diversidade; proteção a crianças; mulher, paz e segurança; conduta e disciplina em missões de paz, dentre outros. Além destes, outros conteúdos necessários à ambientação em operações de paz serão transmitidos, como conceitos básicos de tática em operações de paz. Ao fim, um atividade prática permitirá a consolidação de conhecimentos obtidos.

No intuito de reafirmar a importância da mulher na construção e execução da agenda mundial de paz e segurança, o estágio contará mais uma vez com a participação, na qualidade de palestrantes, de mulheres de elevado protagonismo profissional, como a contra-almirante (MD) Dalva Maria Carvalho Mendes, integrante da primeira turma de oficiais incorporadas à Marinha do Brasil e primeira brasileira a ser promovida a oficial-general; a Promotora de Justiça Militar Drª Hajla Nassif Palma, Secretária de Direitos Humanos e Direito Humanitário do Ministério Público Militar da União; e a Drª Renata Giannini, Doutora em Estudos Internacionais pela Old Dominion University (Norfolk/EUA), especialista em segurança internacional, operações de paz e a agenda gênero, paz e segurança e pesquisadora do Instituto Igarapé.

Foto do 1º Estágio de Operações de Paz para Mulheres

Também elevando a qualidade do estágio, palestrará o contra-almirante (FN) Carlos Chagas Vianna Braga, Doutor em Relações Internacionais pela PUC-Rio e Assistente do Force Commander da Força Militar da Missão das Nação Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH) em 2004/2005. A turma também contará com a participação de civis, alunas de instituições de ensino superior convidadas, dentre elas UFRJ, UFF, PUC-Rio, UERJ e CEFET-RJ, de forma a ampliar a divulgação, também no meio acadêmico, da necessidade de participação e das oportunidades abertas ao público feminino civil no âmbito das operações de paz da ONU.

Neste contexto, destaca-se a participação das pesquisadoras do Núcleo de Avaliação da Conjuntura da Escola de Guerra Naval. O Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo, onde será conduzido o estágio, representa o coração do processo de ensino no Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, força estratégica de pronto emprego e de caráter anfíbio e expedicionário do Brasil. Criado em 1955, é o estabelecimento de ensino pelo qual passam todos os Fuzileiros Navais, Oficiais e Praças, ao longo de suas carreiras, para a realização de cursos profissionais.

Serviço:

  • Evento: 2º Estágio de Operações de Paz para Mulheres

  • Local: Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo. Rua Comendador Bastos, 894, Freguesia, Ilha do Governador, Rio de Janeiro – RJ.

  • Período: 13 a 22 de março de 2019

  • Horário: nos dias úteis do período, de 08:00 às 17:00h

  • Contato e informações: http://www.eoppazfem.marinha.mil.br/ Telefone: (21) 3386 4512

  • Com informações da Seção de Comunicação Social do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here