Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo realizará o 2º Estágio de Operações de Paz para Mulheres

A Marinha do Brasil, por meio de sua Escola de Operações de Paz de Caráter Naval (EsOpPazNav) do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), realizará entres os dias 13 e 22 de março, o 2º Estágio de Operações de Paz para Mulheres. A reedição dessa iniciativa pioneira é resultado da parceria entre a Marinha do Brasil e a Organização das Nações Unidas (representada pelo Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil – UNIC Rio) e visa a contribuir para que o Brasil possa atingir as metas de significativa ampliação da participação feminina em operações de manutenção da paz estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O estágio consistirá de instruções baseadas no Core Pre-Deployment Training Material (CPTM), material de treinamento básico da ONU para mantenedores da paz, que abrange temas como: o papel e organização da ONU e de suas missões de paz; o trabalho com parceiros de missão como, por exemplo, ONG e o governo do país anfitrião da missão; respeito pela diversidade; proteção a crianças; mulher, paz e segurança; conduta e disciplina em missões de paz, dentre outros. Além destes, outros conteúdos necessários à ambientação em operações de paz serão transmitidos, como conceitos básicos de tática em operações de paz. Ao fim, um atividade prática permitirá a consolidação de conhecimentos obtidos.

No intuito de reafirmar a importância da mulher na construção e execução da agenda mundial de paz e segurança, o estágio contará mais uma vez com a participação, na qualidade de palestrantes, de mulheres de elevado protagonismo profissional, como a contra-almirante (MD) Dalva Maria Carvalho Mendes, integrante da primeira turma de oficiais incorporadas à Marinha do Brasil e primeira brasileira a ser promovida a oficial-general; a Promotora de Justiça Militar Drª Hajla Nassif Palma, Secretária de Direitos Humanos e Direito Humanitário do Ministério Público Militar da União; e a Drª Renata Giannini, Doutora em Estudos Internacionais pela Old Dominion University (Norfolk/EUA), especialista em segurança internacional, operações de paz e a agenda gênero, paz e segurança e pesquisadora do Instituto Igarapé.

Foto do 1º Estágio de Operações de Paz para Mulheres

Também elevando a qualidade do estágio, palestrará o contra-almirante (FN) Carlos Chagas Vianna Braga, Doutor em Relações Internacionais pela PUC-Rio e Assistente do Force Commander da Força Militar da Missão das Nação Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH) em 2004/2005. A turma também contará com a participação de civis, alunas de instituições de ensino superior convidadas, dentre elas UFRJ, UFF, PUC-Rio, UERJ e CEFET-RJ, de forma a ampliar a divulgação, também no meio acadêmico, da necessidade de participação e das oportunidades abertas ao público feminino civil no âmbito das operações de paz da ONU.

Neste contexto, destaca-se a participação das pesquisadoras do Núcleo de Avaliação da Conjuntura da Escola de Guerra Naval. O Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo, onde será conduzido o estágio, representa o coração do processo de ensino no Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, força estratégica de pronto emprego e de caráter anfíbio e expedicionário do Brasil. Criado em 1955, é o estabelecimento de ensino pelo qual passam todos os Fuzileiros Navais, Oficiais e Praças, ao longo de suas carreiras, para a realização de cursos profissionais.

Serviço:

  • Evento: 2º Estágio de Operações de Paz para Mulheres

  • Local: Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo. Rua Comendador Bastos, 894, Freguesia, Ilha do Governador, Rio de Janeiro – RJ.

  • Período: 13 a 22 de março de 2019

  • Horário: nos dias úteis do período, de 08:00 às 17:00h

  • Contato e informações: http://www.eoppazfem.marinha.mil.br/ Telefone: (21) 3386 4512

  • Com informações da Seção de Comunicação Social do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below