Centro de Instrução de Aviação do Exército realiza encerramento do Curso de Piloto de Combate

O Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx) realizou no dia 2 de agosto, a conclusão de mais uma turma do Curso de pilotos de combate.

Após 14 semanas de intensa instrução, 10 oficiais do Exército Brasileiro (EB), oriundos de diversos Batalhões de Aviação do Exército, e um Oficial da Marinha do Brasil (MB) concluíram com aproveitamento todos os módulos de instrução previstos para a sua formação.

Dentre as muitas instruções passadas, destacando-se a realização de pistas de Navegação Tática, Maneabilidade de Fração de Helicópteros, o Emprego Tático da Aviação do Exército e o Planejamento e Execução de Operações Aeromóveis.

O 1º Tenente Duque, do 2º Batalhão de Aviação do Exército (2ºBAvEx), foi o destaque do curso. Além da pesada carga teórica, os alunos executaram as principais operações aeromóveis efetuadas pela Aviação.

Na Operação Vale do Paraíba tiveram o primeiro contato prático com o planejamento e emprego de aeronaves na situação de combate convencional, realizando ataques, reconhecimentos e incursões, bem como, o uso do simulador para os ensaios dessas operações e do Planejador de Missão Aérea (PMA) como auxílio no planejamento.

Nessa primeira fase, foi realizada a prática do exercício de Fuga e Evasão, na qual percorreram um percurso de aproximadamente 50 Km.

Na operação “Pégasus em Fúria”, realizada na cidade de Pouso Alegre-MG, os alunos, sob intensa carga de trabalho, planejaram e executaram missões diurnas e noturnas, com emprego do OVN.

Foram executadas 06 operações continuadas, sendo divididas em dois módulos, o combate convencional e de Garantia da Lei e da Ordem, com a utilização de 08 aeronaves Fennecs, 01 aeronave Pantera do 2º BAvEx e 01 aeronave Jaguar do 1º BAvEx.

Nessa ocasião, a turma teve a oportunidade de realizar e coordenar planejamentos de Reconhecimento e Vigilância Aeromóvel, Ataque à alvo fixo e exfiltrações noturnas, além de outras missões contextualizadas em um ambiente de intervenção federal, aos moldes da Operação Furacão, ocorrida em 2018 no Rio de Janeiro.

Aqui se voa combate, Aviação!

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Com informações e fotos do CIAvEX


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below