Centro de Instrução de Blindados realiza encerramento do Projeto de Modernização dos Dispositivos de Simulação BT-41

O Centro de Instrução de Blindados (CI Bld) realizou, no dia 10 de dezembro, a cerimônia de encerramento do Projeto de Modernização dos Dispositivos de Simulação de Engajamento Tático (DSET) BT-41. A solenidade foi presidida pelo Cel R/1 PTTC Portela, da 3ª Divisão de Exército, e contou com a presença do TC Geovanini, Comandante do CI Bld, e do Professor Doutor Andrei Piccinini Legg, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Coordenador do Projeto. O Projeto de Modernização dos DSET BT-41 surgiu da necessidade de retirar tais equipamentos de uma situação de iminente obsolescência.

TC Geovanini, Comandante do CI Bld, e o Professor Doutor Andrei Piccinini Legg, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Coordenador do Projeto.

Ao longo dos seus cinco anos de duração, professores e pesquisadores buscaram novas soluções para que os exercícios de Simulação Viva executados com os BT-41 ganhassem em qualidade e fossem mais fiéis à realidade. Para isso, 42 DSET receberam um novo dispositivo em substituição às antigas impressoras térmicas, que ainda demonstravam os resultados dos engajamentos em um extrato de papel, em abreviaturas do idioma alemão. Com a modernização, esses resultados serão mostrados em tempo real e em português. Além disso, todos os dispositivos foram georreferenciados, podendo ser trackeados pelo sistema de GPS.

O maior ganho do projeto, porém, foi no desenvolvimento de três estações para a Direção do Exercício (DirEx), inexistentes no equipamento original. Na estação, a DirEx terá a capacidade de observar, em tempo real, o posicionamento de todos os Carros de Combate envolvidos nos exercícios, assim como os resultados dos engajamentos e ações realizadas pelas guarnições. Com isso, as Análises Pós Ação ganharão em profundidade e conteúdo, colaborando com o adestramento de tropa blindada. Ao receber os equipamentos renovados pela UFSM, o Centro de Instrução de Blindados, agradece o empenho e dedicação de todos que estiveram envolvidos no projeto, e reafirma a crença na capacidade de seu povo e instituições de ensino nacionais.

Fonte: Centro de Instrução de Blindados

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below