Centro de Instrução de Blindados sedia reunião do APL Polo de Defesa e Segurança de Santa Maria

O Exército Brasileiro, por meio do seu Centro de Instrução de Blindados “General Walter Pires” sediou, no último dia 25 de setembro, a 4ª Reunião do ano de governança do APL Polo de Defesa e Segurança de Santa Maria, instituição criada em 2014, pela Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM) e faz parte do Plano Estratégico de Desenvolvimento de Santa Maria (PED-SM), estabelecido em 2013 onde tem por finalidade fomentar o desenvolvimento local.

O Polo integra Empresas da área de Defesa e Segurança, Forças Armadas, Órgãos de Segurança, Governo, Poder Executivo e Instituições de Ensino e Pesquisa, que visam o desenvolvimento da região de Santa Maria e do Estado do Rio Grande do Sul. Esse fomento se justifica, pois a cidade tem segmentos qualificados e numerosos que a propicia, pois na região existem oito Instituições de Ensino Superior presencial; três Colégios Técnicos, uma Agência de Desenvolvimento (sem fim lucrativos), um Parque Tecnológico (Santa Maria Tecnoparque CRS/INPE), três incubadoras tecnológicas (ITSM, ITEC e Pulsar) e o segundo maior contingente militar do país e 20 organizações militares do Exército Brasileiro.

Estiveram presentes na evento o Exmo Srº Vice-Almirante Marcelo Francisco Campos, Secretário de Produtos de Defesa, Substituto, do Ministério da Defesa, o Exmo Srº General-de-Divisão Mauro César Sinott Lopes, Comandante da 3ª Divisão de Exército (3ªDE), o Exmo Srº General-de-Brigada Giovany Carrião de Freitas, Comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada (6ª Bda Inf Bld) e demais autoridades civis.

O objetivo destas reuniões é fornecer um espaço em que haja um diálogo entre instituições com suas demandas e quem venha a supri-las. O Diretor Presidente da ADESM, Ademir José da Costa, esclarece a função da agência para Santa Maria: “A agência ocupa um espaço de intermediadora, de forma que organiza encontros, nos quais ofertas são apresentadas à empresários com o intuito de mostrar as possibilidades de investimento na cidade”.

Há oito polos suscetíveis à desenvolvimento na cidade, dentre eles, o turismo, metalúrgica e, no caso da defesa e segurança, os objetivos são aproveitar o capital humano de conhecimento e a demanda das organizações militares, para melhorar economicamente a região. Uma das instituições que busca articulação de trocas de serviços e materiais é o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Material Elétrico de Santa Rosa (SIMMME·SR).

Os representantes, Moacir Maronez e Nestor Neitzke, marcaram presença na Reunião a fim de aproximarem-se do Polo para futuros convênios. O município de Santa Rosa se destaca no setor metal-mecânico, portanto, busca trazer à Santa Maria opções que ainda não as tem. Um exemplo de convênio entre as instituições do polo, que resultaram em novas oportunidades, foi a concessão de estágio, assinada em 2018, pelo reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Paulo Afonso Burmann, e pelo então Comandante da 3ª Divisão do Exército (3ª DE), General Marcos Antonio Amaro dos Santos.

Assim, os acadêmicos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) têm a possibilidade de estagiar, em todas as áreas de ensino, nos quartéis da cidade. Além deste, há o termo de execução descentralizada para desenvolvimento do SIS-Astros. O projeto teve início em 2014, com duração prevista para quatros anos e consiste em um Sistema Integrado de Simulação. O encontro ocorreu na sala Multiuso no Pavimento dos Simuladores, e ao término das palstras os presentes puderam conhecer o local com uma visita guiada às dependências do CI Bld.

Fonte e Fotos: Centro de Instrução de Blindados (CI Bld)
Por: Bibiana Pinheiro Ribeiro – acadêmica de jornalismo da UFSM





Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here