Centro de Instrução de Operações Especiais inicia Curso de Ações de Comandos 2021

O curso tem por finalidade qualificar oficiais e sargentos ao desempenho de funções que compõem o Comando de Operações Especiais

blank

Google News

O Centro de Instrução de Operações Especiais (CIOpEsp) iniciou no dia 22 de fevereiro, o mais um Curso de Ações de Comandos (CAC), na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).

O CAC tem por finalidade qualificar oficiais e sargentos ao desempenho de funções que compõem o Comando de Operações Especiais (Cmdo Op Esp), capacitando o concluinte a agir, empregando conhecimentos militares e habilidades individuais para superar os obstáculos, dificuldades e problemas militares apresentados, mantendo-se focado e automotivado, operando em missões de Ações de Comandos.

Elas são um tipo de operação especial realizada por tropa habilitada, de valor e constituição variáveis, por intermédio de uma infiltração terrestre, aquática ou aérea, contra alvos de valor estratégico, operacional ou crítico, sob o ponto de vista tático, localizados em áreas hostis ou sob controle do inimigo.

Durante 14 semanas, os alunos receberão treinamento no emprego de técnicas, táticas e procedimentos específicos das operações especiais, atuação em ambientes operacionais variados (montanha, ambiente urbano, caatinga e selva), a fim de conduzirem em ritmo de operações continuadas com esforço físico intenso e prolongado, buscando evidenciar os conteúdos atitudinais de um Comandos.

O período de nivelamento tem o objetivo de melhorar a adaptação dos alunos ao ritmo de atividades do CAC, particularmente as capacidades físicas, motoras, além das atitudes, bem como nivelar conhecimentos relevantes para o desempenho cognitivo do aluno.

Entre os dias 22 de fevereiro a 6 de março, o CAC realizou atividades de treinamento físico militar (marcha, corrida, pista de cordas, natação e lutas), Instrução Individual Básica (orientação, ATCI, TAI, 1º SOS) e Técnicas, Táticas e Procedimentos de tropas de Operações Especiais, encerrando com uma marcha orientada de 35 km nas serras de Itatiaia – RJ.

Aula Inaugural do Curso de Ações de Comandos/2021

No dia 19 de fevereiro, no auditório do C I Op Esp, O Comandante Militar do Leste, general de exército JOSÉ EDUARDO PEREIRA , proferiu a aula inaugural do Curso de Ações de Comandos/2021.

Em suas palavras, o Comandante Militar do Leste, destacou o esforço individual necessário durante o referido curso, exemplificou as experiências profissionais adquiridas pela capacitação, enalteceu o espírito e a capacidade de agir, e as habilidades para superar os obstáculos e o foco no cumprimento das missões de Ações de Comandos.

A solenidade contou ainda com a presença do Comandante de Operações Especiais, general de brigada GUSTAVO HENRIQUE DUTRA DE MENEZES, e também Comandante da Artilharia Divisionária da 1º Divisão de Exército, general de brigada FERNANDO BARTHOLOMEU FERNANDES, e do corpo docente do C I Op Esp.

Fonte e fotos: ComSoc CIOpEsp



Receba nossas notícias em tempo real nos seguindo pelos aplicativos de mensagem abaixo:

blank

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!

Assista nosso último episódio: