Centro de Instrução de Operações Especiais realiza exercício de reconhecimento especial do Curso de Forças Especiais

O objetivo do adestramento é realizar um reconhecimento especial, competência a ser adquirida pelo aluno concludente do Curso de Forças Especiais

O Centro de Instrução de Operações Especiais (CIOpEsp) realiza entres os dias 14 a 24 de setembro, a Operação Soturno Negro, na Quarta Colônia de Imigração Italiana, no estado do Rio Grande do Sul.

A atividade teve o objetivo de realizar um reconhecimento especial, competência a ser adquirida pelo aluno concludente do Curso de Forças Especiais (CFEsp).

Além da atividade de reconhecimento, os alunos realizaram missões de inteligência, vigilância, monitoramento, avaliação de danos e aquisição de alvos, além do levantamento estratégico de área e comitê de recepção para Destacamento de Ações de Comandos.

O exercício foi realizado na área dos municípios de Faxinal do Soturno, Nova Palma, São João do Polêsine, Dona Francisca, Restinga Seca e Ivorá.

A Operação Soturno foi realizada em um cenário de operações conjuntas, com emprego de tropas em proveito dos níveis estratégico e operacional, integrando militares da 3ª Divisão de Exército (3ª Companhia de Comunicações Blindada e Banda de música), Comando de Operações Especiais (1º Batalhão de Ações de Comando e Batalhão de Apoio às Operações Especiais), 6ª Brigada de Infantaria Blindada (29º Batalhão de Infantaria Blindado, 4º Batalhão Logístico e 6º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado) e da Força Aérea Brasileira (5º/8º Grupo de Aviação – Esquadrão Pantera / ALA 4 Base Aérea de Santa Maria).

Fonte: COpEsp


Receba nossas notícias em tempo real pelos aplicativos de mensagem abaixo:

Ninguém do DefesaTV está autorizado a entrar em contato com os leitores. Caso deseje de alguma informação envie um e-mail [email protected]

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!