Centro de Instrução Pára-quedista apoia curso prático de lançamento de cargas

Realizada entre os dias 20 de julho a 3 de agosto, a Operação Cunhete é a fase de lançamento de cargas do Curso de Dobragem, Manutenção de Paraquedas e Suprimento pelo Ar (DOMPSA). O Centro de instrução Pára-quedista (C I Pqdt GPB) prestou apoio ao DOMPSA, para realização dos lançamentos.

Nessa Operação os alunos realizaram cinco avaliações em voo e lançaram 97 cargas, pesando entre 200 e 4.500 libras, estando, ao final, habilitados a realizar o lançamento aéreo de suprimento de cargas leves, médias e pesadas.

Durante a Operação, foram realizados, ainda, diversos estudos doutrinários, desenvolvimento de novas técnicas e lançamentos utilizando processos especiais, dentre os quais se destacam:

  • Lançamento do Sherpa, sistema de lançamento de carga de alta precisão, utilizando um paraquedas de salto livre e um sistema de navegação inteligente, orientado por GPS;
  • Desenvolvimento do conjunto de paraquedas C-4, visando ao emprego em resuprimentos aéreos de Pelotões Especiais de Fronteira da região amazônica, a baixo custo;
  • Homologação do sistema  de recolhimento do homem preso da Aeronave C-105; e
  • Estudos doutrinários do sistema de lançamento breackaway.

Este slideshow necessita de JavaScript.

* Fonte: B DOMPSA, Crédito: ST Hildemar



Receba nossas notícias em tempo real pelos aplicativos de mensagem abaixo:

 

Caso deseje conversar com outros usuários escolha um dos aplicativos abaixo:



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here