Centro de Instrução Pára-quedista celebrou seus 74 anos de criação

O Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil (CI Pqdt GPB), celebrou no dia 14 de novembro, os 74 anos de sua criação, os 70 anos da brevetação do General Penha Brasil (Seu primeiro comandante) e os 25 anos de criação do Gorro Verde, símbolo do Curso de Salto Livre.

Na oportunidade, ocorreu a inauguração do espaço “CI Pqdt GPB – Es Pqdt 1945” no Museu Aeroterrestre (Museu Aet) composta de uma linha do tempo contendo o resumo histórico dos fatos marcantes deste Estabelecimento de Ensino e cinco painéis ilustrando as atividade de cada Seção de Ensino deste Centro.

Moeda Comemorativa

Durante o evento foi realizado o lançamento da moeda comemorativa aos 70 anos da brevetação do General Penha Brasil, a qual foi entregue a todos os antigos Comandantes desta “Escola” e aos amigos do Centro.

Complementando a solenidade, ocorreu a reinauguração da Torre I, primeira torre de saltos construída na America latina e que agora foi incorporada ao acervo do Museu Aet. Na Área de Estágios Paraquedista ocorreu uma formatura onde houve a entrega de certificados de Amigos do Centro de Instrução e foram homenageados os antigos instrutores e monitores da Seção de Ensino IV, Curso de Salto Livre.

Os eventos foram presidido pelo Chefe de Missões de Paz, Aviação / Inspetor Geral das Policias Militares e antigo Comandante do CI Pqdt GPB, general de divisão Kleber Nunes de Vasconcellos, acompanhado do Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista, general de brigada Pedro Celso Coelho Montenegro, e do comandante do Centro, coronel Adriano Fructuoso da Costa.

Antigos e eternos Comandantes deste Centro, Comandantes de Organizações Militares e paraquedistas de todos os tempos, se fizeram presente a cerimônia.

Durante a semana do aniversário ocorreu uma competição interna de Polo Aquático e foi ministrada uma palestra institucional sobre o Exército Brasileiro à alunos do Colégio Adventista de Jacarepaguá.

Os eventos alcançaram os objetivos de reforçar os laços de camaradagem entre antigos e atuais integrantes do CI Pqdt GPB, bem como propagar a mística aeroterrestre.

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Com informações do CI Pqdt GPB e Fotos: Sd Leal Silva