Centro de Instrução Pára-quedista realiza Prova de Inspeção de Pessoal do Estágio de Mestre de Salto Livre

A equipe de instrução do Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil (CI Pqdt GPB) realizou no dia 23 de julho, Prova de Inspeção de Pessoal, no âmbito do Estágio de Mestre de Salto Livre 2020.

Os estagiários, para se tornarem Mestres de Salto Livre, adquirem, ao longo do curso, instruções sobre técnicas de queda livre, de navegação avançada, de trabalho relativo de velame, de meteorologia, inspeção de pessoal e de lançamento.

Durante a etapa de Inspeção de Pessoal o estagiário realiza uma avaliação para identificar todos os erros encontrados no paraquedista.

“Essa prova visa avaliar o aluno do Estágio de Mestre de Salto Livre e verificar se ele está em condições de realizar a inspeção de um saltador livre [que esteja] armado e equipado. Durante a prova ele deverá registrar os erros encontrados com a nomenclatura correta”, declarou o Instrutor do Estágio de Mestre de Salto Livre, Capitão Junqueira.

O Estágio de Mestre de Salto Livre possui 19 alunos matriculados, iniciou-se no dia 13 de julho e se encerrará no dia 7 de agosto.

Sobre o Salto Livre

O salto livre operacional é uma modalidade de paraquedismo militar praticado por pequenas frações de tropa e proporciona ao elemento paraquedista uma flexibilidade maior que o salto enganchado, onde a abertura dos velames é comandada por cada militar, devendo ser praticado apenas por aqueles com adestramento apurado.

Os paraquedistas podem ser lançados de grande altitude, de dia ou à noite, possibilitando que se desloque planando com seu velame aberto por grandes distâncias, visando o pouso em áreas restritas com elevado grau de precisão, quando dotado de equipamentos modernos e alheio aos olhares do inimigo.

Permite ainda que a fração de tropa se reorganize no ar em torno de seu líder, desloque-se por médias distâncias ocultos aos radares e pouse em uma área restrita, que pode ser conjugado com outro processo de infiltração, como o mergulho de combate, por exemplo, possibilitando um nível de furtividade superior.

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Com informações e fotos do CML


Receba nossas notícias em tempo real pelos aplicativos de mensagem abaixo:

 

Caso deseje conversar com outros usuários escolha um dos aplicativos abaixo:



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail