Centro de Operações de Paz participa de Exercício Básico de Operações de Paz

A atividade teve como finalidade contribuir na preparação do Batalhão de Infantaria de Força de Paz Mecanizado

blank

O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) participou do Exercício Básico de Operações de Paz (EBOP), nível subunidade, nos dias 26 a 30 de abril, em Apucarana, e de 10 a 14 de maio, em Uberlândia (MG).

As atividades foram realizadas na sede do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (30º BIMec), e no 36º Batalhão de Infantaria Mecanizado (36º BIMec), onde cumpriram diretriz de preparação do Comando de Operações Terrestres (Coter). Fizeram parte do Exercício 677 militares, sendo 322 do 30º BIMec e 355 do 36º BIMec.

blankO EBOP teve a finalidade de contribuir na preparação do Batalhão de Infantaria de Força de Paz Mecanizado (BI F Paz Mec) para deixá-lo à disposição do Sistema de Prontidão das Capacidades de Manutenção da Paz das Nações Unidas (UNPCRS, sigla em inglês). O Batalhão integra a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (Cascavel-PR).

Durante as duas semanas, foram conduzidas atividades práticas mediante exercícios simulados predominantemente a cargo do Centro de Adestramento Leste (CA-Leste). Na ocasião, foram avaliadas táticas, técnicas e procedimentos das duas subunidades.

Mereceu destaque o emprego, pelo CA-Leste, do dispositivo de simulação de engajamento tático (DSET), composto de emissores e receptores laser, proporcionando melhor adestramento das frações avaliadas.

blankCoube ao CCOPAB a assessoria e avaliação do Conceito Azul (mandato da ONU, proteção de civis, direito internacional humanitário, direitos humanos, respeito à diversidade, dentre outros), permitindo atingir os padrões exigidos pela Organização das Nações Unidas.

No contexto da arquitetura de treinamento de contingentes, no âmbito do COTER, o EBOP é o prosseguimento do Estágio de Preparação de Comandantes de OM e Estado-Maior para Operações de Paz (EPCOEM) e Estágio de Preparação de Comandantes de Subunidades e Pelotão para Operações de Paz (EPCOSUPEL).

Fonte: Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil