Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (SP) recebe doação de documentos de Oficial que integrou a FEB

blank

No dia 4 de julho, o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR/SP) de São Paulo,  recebeu a visita do tenente de Infantaria (R2) José Roberto Zaragoza, turma de 1966, que doou ao museu as folhas de alterações originais da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e o diploma original da MEDALHA DE GUERRA, pertencente ao seu tio-avô, Tenente de Infantaria (R2) Floresmundo Plastino Zaragoza, combatente da FEB oriundo deste Centro.

Os documentos originais estão em excelente estado de conservação. O militar teve destacada participação como ressaltam suas alterações do “1º semestre de 1945, 11º Regimento de Infantaria, V Exército Norte Americano”:

“Em 16/V, foi público ter o Cmt da Cia louvado-o nos seguintes termos, por ter ação destacada no combate de 14/IV: – “1º Tenente Floresmundo Platino Zaragoza, Sub-Cmt da Cia, Oficial inteligente, esforçado e trabalhador. Graças a sua iniciativa, foi possível a esta Cia cumprir a missão que lhe foi atribuída no combate do dia 14 (…) na rendição das forças inimigas no Norte da Itália, provocando a rápida cessação das hostilidades nesta área.” (Bol. Nº 161 de 13 do corrente da 1º D.I.E.)”

O Sr José Zaragoza estava acompanhado do seu neto, Gabriel Zaragoza, de 12 anos, e durante a visita relembrava com gratidão o período passado no CPOR/SP, motivo que o faz estimular o neto a seguir os mesmos passos.

O CPOR/SP formou 40 Oficiais R2 que integraram a FEB, entre eles o Tenente de Cavalaria Amaro Felicíssimo da Silveira, morto heroicamente em combate. Orgulhosamente, são destacados em um monumento os nomes dos Oficiais da Reserva oriundos deste Centro que com heroísmo, abnegação e elevado sentimento patriótico, souberam, nos campos de batalha da Itália, durante a 2ª Guerra Mundial, defender os ideais de liberdade e democracia.

  • Com informações do CPOR/SP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here