Chanceler Russo diz que a Rússia está alarmada por conversas dos EUA sobre opção militar para Venezuela

O chanceler russo, Sergei Lavrov, afirmou nesta quarta-feira dia 16, que a Rússia está “alarmada” com a existência de conversas por parte dos Estados Unidos sobre a possibilidade de realizar-se algum tipo de operação militar contra a Venezuela. Ele acusou Washington de influenciar a oposição para bloquear negociações com o governo em Caracas. Em sua entrevista coletiva anual, Lavrov destacou que a política dos EUA com a Venezuela mostra que continuam em vigor os esforços americanos para tentar minar os governos de que não gostam no mundo todo.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse em 2017 que não descartava uma “opção militar” para pôr fim ao que considera um caos econômico na Venezuela, aliada próxima da Rússia. Em dezembro, Caracas e Moscou anunciaram que as Forças Aéreas dos dois países realizariam manobras conjuntas para a eventual defesa da Venezuela, frequente denunciante de planos de agressões militares americanas.

Pouco antes, o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, recebeu do líder russo, Vladimir Putin, a promessa de novos empréstimos e investimentos. Na ocasião, o Exército russo informou em Moscou que a frota deslocada ao país aliado incluía dois bombardeiros Tu-160, um avião de transporte An-124 e um avião de passageiros Il-62. Não foi especificado o período em que essas aeronaves permaneceriam no território venezuelano.

O ministro da Defesa venezuelano, Vladimir Padrino López, relembrou que tais aeronaves já haviam estado na Venezuela em 2013, mas que agora se trata de uma “nova experiência”. Vendas de equipamento militar russo à Venezuela nos últimos anos foram avaliadas em centenas de milhões de dólares. A Venezuela é cliente da indústria militar russa desde a época de Hugo Chávez, antecessor de Maduro, que já não tinha acesso ao mercado bélico americano.

* Com informações da agência de notícia AFP



Receba nossas notícias em tempo real pelos aplicativos de mensagem abaixo:

 

Caso deseje conversar com outros usuários escolha um dos aplicativos abaixo:



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here