Chefe do Comando Sul dos EUA visita países da América do Sul tendo Venezuela como tema

blank

O chefe do Comando Sul dos Estados Unidos (USSOUTHCOM), almirante de esquadra Craig Faller, iniciou no dia 23 de junho visita de uma semana a países da América do Sul. O almirante irá até à Argentina e o Chile, onde se encontrará com chefes militares de ambos os países.

A agenda para esta viagem tem como prioridade o tema Venezuela, e a possibilidade de conseguir mais dois aliados estratégicos para que juntos aos EUA, ajudem a resolver a crise neste país.

“Sei que muitas diferenças nos dividem neste momento, mas temos também algo em comum, que transcende a linguagem, a ideologia e a origem: somos membros de uma profissão especializada, inquebrantável de defensores das nossas nações, e protetores da nossa gente”, comentou Faller.

Contudo, algumas fontes falam sobre o interesse dos Estados Unidos em analisar a influência da Rússia e da China na região, considerando o atual cenário geopolítico em que esses dois se levantam como possíveis concorrentes norte-americanos na disputa pela hegemonia mundial.

Esta não é a primeira visita de Faller a países Latinos este ano: em abril, ele esteve no Equador, onde iniciou um programa de treinamento militar a oficiais desse país, e conversou sobre as alternativas de apoio financeiro para facilitar a compra de material bélico, entre outros objetivos.

  • Com agências internacionais

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here