Chefe do Estado-Maior-Conjunto Chileno recebe Adido de Defesa português no Chile

blank
Chefe do Estado-Maior-Conjunto Chileno recebe Adido de Defesa português no Chile

O Adido de Defesa português no Chile, Coronel António Moldão, da Força Aérea, foi recebido esta semana pelo “Jefe del Estado Mayor Conjunto Chileno (JEMCO)”, Vice-Almirante Rodrigo Álvarez Aguirre.

A reunião permitiu ao Adido português, para além da apresentação os cumprimentos em nome de seu país, fazer um ponto de situação relativo às diversas atividades englobadas no Plano de Cooperação Bilateral de Defesa Portugal-Chile, assinado em setembro de 2018.

Sublinha-se o especial interesse sempre demonstrado pelas autoridades militares e civis com responsabilidade no Ministério da Defesa do Chile em estreitar os laços de cooperação com as instituições nacionais congeneres.

Apesar a distância física que separa as duas nações, da língua e de alguns traços identitários bastante diversos, é interessante constatar existirem grandes semelhanças em termos das Forças Armadas dos dois países.

Tal fato, relacionado não apenas com os sistemas-de-armas semelhantes operados por ambos países (blindados Leopard, Fragatas classe M, caças F-16), mas também com a própria formação dos quadros, permite antecipar um grande potencial em termos de cooperação militar entre os dois países.

  • Com informações do Estado Maior General das Forças Armadas (EMGFA)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here