O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) Centro Sergio Vieira de Mello recebeu, recebeu no dia 15 de maio, visita de comitiva do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA). O objetivo da visita foi conhecer a estrutura e as capacidades do CCOPAB.
A comitiva foi chefiada pelo Ten Brig Ar Raul Botelho, Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (CEMCFA), que se fez acompanhar por diversas autoridades do EMCFA. Também participaram da visita, o Comandante Militar do Leste e o Comandante da 1ª Divisão de Exército acompanhados de oficiais-generais do Exército Brasileiro (EB).
O coronel Marco Antônio Estevão Machado, Comandante do CCOPAB, realizou apresentação institucional sobre o Centro, ao Chefe do EMCFA, destacando sua contribuição com o Ministério da Defesa, no que tange ao preparo dos capacetes azuis brasileiros.
O coronel Baddy Mitre, Observador Militar brasileiro desdobrado em AWIL, no Sudão do Sul, falou com os visitantes via videoconferência.
Como parte da visita ao centro, o Ten Brig Botelho conheceu: o Simulador de Combate (Sistema de Treinamento do Uso da Força Legal), o Laboratório de Francês, o Memorial Haiti (homenagem aos mortos no terremoto de 2010) e ao Campo Delta, onde desenvolve-se o Curso de Staff Officer.
No Campo de Instrução do Gericinó (CIG), os visitantes ouderam observar o desempenho dos militares e policiais, alunos do Estágio de Preparação para Missão de Paz (EPMP/2019), e as instalações simuladas de um Team Site, base normalmente ocupada por Observadores Militares e Policiais desdobrados em missões de paz da ONU.
Neste exercício final de avaliação, os futuros capacetes azuis são submetidos a simulações de cenários que provavelmente encontrarão quando do cumprimento de suas missões no terreno.
- Com informações e fotos do CCOPAB