Chega à Colômbia três aeronaves C-17 da Força Aérea dos EUA com ajuda humanitária aos venezuelanos

Chegaram este sábado dia 16 a cidade de Cúcuta, na fronteira entre a Venezuela e a Colômbia, três cargueiros C-17 da Força Aérea dos Estados Unidos com material para ajuda humanitária a população venezuelana, anunciou autoridades norte-americanas. As aeronaves, que decolaram da base aérea de Homestead, aterrissaram no aeroporto Camilo Daza às 12h20 (hora local) com suplementos nutricionais para cerca de 3500 crianças que sofrem de má nutrição e estojos de higiene para pelo menos mais 25 mil pessoas. 

De acordo com fontes diplomáticas dos EUA, citadas pela agência de notícias EFE, as aeronaves chegam ao território venezuelano em um momento que, se acumulam toneladas de ajuda humanitária. O líder da oposição da Venezuela, Juan Guaidó, diz que fará “o que for necessário” para retirar o material do aeroporto. “Estamos dispostos a fazer o necessário para que a ajude chegue”, disse Guaidó durante evento para integrar a rede de voluntários, que irão trabalhar para distribuir os donativos.

A crise política na Venezuela agravou-se em 23 de Janeiro, quando o líder da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, se autoproclamou Presidente da República interino e declarou que assumia os poderes executivos de Nicolás Maduro. Guaidó, contou de imediato com o apoio dos Estados Unidos e prometeu formar um governo de transição e organizar eleições livres. Nicolás Maduro, que está no poder desde 2013, recusou o desafio de Guaidó e denunciou a iniciativa do presidente do parlamento como uma tentativa de golpe de Estado liderada pelos Estados Unidos.

  • Com informações de agências de notícias internacionais


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below