Chile e Estados Unidos na preparação do exercício naval ‘Unitas 2019’

Segundo o site de notícias Infodefensa uma reunião ocorrida em meados de fevereiro, por Oficiais da Marinha Chilena e dos Estados Unidos, na cidade de Valparaíso (CL), deu inicio as atividades de planejamento do exercício naval internacional Unitas 2019 que acontecerá no litoral de Valparaíso e Coquimbo em junho.

A reunião realizada no Comando de Operações Navais (Comoper) da Marinha Chilena, contou coma presença do comandante Thomas Meyer (Marinha dos EUA) e o chefe do Departamento de Operações do Comoper, comandante Juan Pablo Marí, da Marinha Chilena.

Representantes do Chile e dos EUA possam em frente a sede do Comando de Operações Navais Chilena. Foto: Marinha chilena

O exercício Unitas tem como objetivo fortalecer a cooperação entre países, otimizando o treinamento com as forças aliadas em um vasto cenário marítimo de simulações. Ele gera laços de confiança e aumenta a interoperabilidade entre as marinhas participantes.

Durante a reunião foi analisado as experiências obtidas em outrora operações, para determinar quais novos temas possam vir a ser colocados na Unitas 2019, como por exemplo a defesa cibernética.

O comandante Meyer confirmou, por sua vez, que haverá a participação de um destroier da classe Arleigh Burke, de uma aeronave de vigilância e reconhecimento marítimo Boeing P-8A Poseidon e uma unidade de busca e resgate.

  • Com informações do site Infodefensa
  • Tradução e Adaptação: Anderson Gabino (DefesaTV)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below