China próxima de construir seu primeiro navio de superfície movido a propulsão nuclear

Quebra-gelo russo Taymyr tem dimensões semelhantes ao navio proposto pela China. Foto: Divulgação
Subscribe
Voiced by Amazon Polly

O jornal South China Morning Post, publicou matéria dando conta que a empresa China General Nuclear Power Group (CGN), estaria estudando projetar e construir o primeiro navio movido à energia nuclear da China (propulsão nuclear), citando documentos. O navio deverá ter um deslocamento de 30.000 toneladas e medir 152 metros de comprimento com 30 de largura, terá ainda um calado de 18 metros. O navio é descrito nos documentos como uma “plataforma experimental”. Ele será impulsionado por dois reatores compactos de água sob pressão, o que permitirá ao navio ter uma velocidade de até 11,5 nós (+/- 21,3 km/h).

Concepção artística realizando comparações de tamanho do possível projeto chines, com o quebra -gelo Russo Taymyr e um Porta-Aviões Classe Ford (clique na foto para expandir).

Por enquanto, a China não possui navios de superfície movidos a energia nuclear (apenas submarinos), mas segundo o jornal, o país pretende projetar um porta-aviões com propulsão nuclear, tendo em mente o crescente poder das Forças Navais Chinesas. O destino do navio não é mencionado na documentação citada, mas especialistas consultados pelo jornal dizem que poderia ser um quebra-gelo, porque as características do navio são muito semelhantes às do quebra-gelo nuclear russo Taymyr.

  • Com informações de agências de notícias internacionais

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here