No dia 17 de fevereiro, os médicos convocados para a prestação do Serviço Militar Obrigatório (SMO) se apresentaram no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW). A turma do SMO-2025 é constituída por 165 médicos do sexo masculino, destinados a prestar o serviço militar no ano seguinte ao da conclusão do curso de medicina ou após a realização de programa de residência médica ou pós-graduação.
Durante a semana de adaptação, em regime de aquartelamento, os futuros Oficiais da Marinha passam por avaliação de saúde e odontológica, assistem às palestras educativas sobre a vida militar, incluindo regulamentos e normas internas, além de receberem instruções de Ordem Unida e Treinamento Físico Militar.
Após o período de adaptação, os médicos passarão por um curso de formação com duração de 40 dias. Eles serão incorporados como Guardas-Marinha, devendo cumprir um período mínimo de 1 ano e máximo de 8 anos de serviço na Marinha, podendo ser promovidos até o posto de Capitão-Tenente.
O objetivo do curso é proporcionar instrução militar-naval aos Alunos, capacitando-os ao exercício das atividades militares que exercerão concomitantemente às atividades técnico-administrativas correlatas às suas profissões.
-
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).
Ver todos os posts