Cinco mil militares, das três forças serão empregados no apoio ao segundo turno das eleições

A fim de contribuir para a garantia do processo eleitoral e de acordo com o previsto na legislação brasileira, foi formado o Comando Conjunto Norte, ativado pelo Ministério da Defesa e composto pelo Comando Militar do Norte, 4º Distrito Naval e Ala 9. As Forças Armadas disponibilizarão cerca de cinco mil militares para atender o segundo turno das Eleições 2018 no Pará, Amapá, Maranhão e norte do Tocantins. Os trabalhos irão atender à demanda do Tribunal Superior Eleitoral, para executar a Garantia da Votação e a Apuração, conforme previsto na Constituição Federal.

Nos Estados, as Forças Armadas estarão presentes em 108 municípios, que receberão apoio logístico e ações de Garantia da Votação e a Apuração do pleito, nas localidades solicitadas pelo Tribunal Superior Eleitoral. O emprego ocorrerá em integração com os órgãos de segurança pública e em colaboração ao Tribunal Regional Eleitoral. No Pará, em comparação com o primeiro turno, o TRE solicitou a inclusão do município de Barcarena e a exclusão de Moju e Monte Alegre, o que soma sessenta cidades no Estado. O efetivo é mantido em cerca de 3.700 militares.

Quarenta e cinco cidades do Maranhão, 27 a menos que no primeiro turno, receberão tropas federais com um emprego de 800 militares do Exército em todo o Estado. Dois municípios do Amapá receberão tropas federais para apoio logístico com um emprego de 27 militares do Exército e da Força Aérea em todo o Estado. O município de Araguaína receberá apoio de tropa federal no norte do Tocantins. Os militares trabalharão em ligação direta com os Juízes Eleitorais e em integração com as autoridades policiais para permitir a proteção e o livre acesso aos locais de voto, além de possibilitar a segurança do pleito eleitoral e da apuração.



Receba nossas notícias em tempo real pelos aplicativos de mensagem abaixo:

 

Caso deseje conversar com outros usuários escolha um dos aplicativos abaixo:



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here