CINDACTA IV realiza reunião sobre o uso de drones no Festival de Parintins

Data:

O Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV) realizou, no dia 03/05, uma reunião para tratar da segurança operacional sobre o uso de drones durante o 58º Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas (AM).

Durante o encontro, o Chefe da Divisão de Operações do CINDACTA IV, Tenente-Coronel Aviador Luiz Mário de Arruda Victorio Junior, e o Coordenador Adjunto da Operação Parintins, Major Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Danilo da Silva Alves, receberam representantes da Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas, da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), da Polícia Militar do Amazonas e dos Bois-Bumbás Caprichoso e Garantido.

Segundo o Tenente-Coronel Victório, o CINDACTA IV realiza esta reunião anualmente para garantir que os drones sejam usados de forma responsável, planejada e integrada à dinâmica do evento e atenda às regras estabelecidas pela ANAC e pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). “O objetivo foi tratar sobre a operação de drones durante o Festival de Parintins em função da preocupação com as aeronaves não tripuladas, visando a segurança no interior do bumbódromo, visto que, neste caso, a responsabilidade dessa operação compete ao organizador do evento e ao Governo do Estado”, destacou.

O representante da ANAC, José Batista Alves Neto, ressaltou o trabalho do órgão para garantir a segurança no evento: “Hoje, tratamos e alinhamos procedimentos que serão adotados durante o festival de operações dos drones em um nível aceitável. A ANAC tem o papel de realizar o cadastro da aeronave e do piloto, com isso, conversamos com os representantes dos Bois Caprichoso e Garantido e do Estado do Amazonas, para que a operação dos drones ocorra em um nível de segurança adequado”, afirmou.

O evento

Parintins está localizada no extremo leste do estado, distante cerca de 369 quilômetros da Capital Manaus e sedia um dos maiores eventos folclóricos a céu aberto do mundo. O festival é uma apresentação de associações folclóricas, a disputa de dois bois-bumbás – Caprichoso e Garantido.

Fotos: Soldado Evangelista / CINDACTA IV



Fonte:Força Aérea Brasileira

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano das Forças Armadas e ex-integrante de unidades especiais, com ampla experiência na cobertura de operações militares, treinamentos e atividades estratégicas das Forças Armadas brasileiras. Sua atuação combina expertise técnico-operacional com sólida formação civil voltada à comunicação em ambientes de defesa, incluindo capacitações específicas em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares realizados pelo Exército Brasileiro em diversos biomas do país, além de cursos no COPPAZNAV (Curso de Correspondente de Paz da Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltados à cobertura em áreas de conflito e operações de paz. É reconhecido por produzir conteúdos jornalísticos realistas, acessíveis e impactantes, contribuindo para a valorização institucional das Forças Armadas junto à sociedade civil. Em 2011, atuou diretamente na resposta ao desastre da Região Serrana do Rio de Janeiro, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro (RJ). Foi agraciado com as Medalhas Amigo da Marinha, Mérito Veterano da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira (AVFAB) e Mérito Tamandaré, concedida pela Marinha do Brasil. Atualmente é Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e do Defesa em Foco, coordenando reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional com linguagem ética, técnica e engajadora.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias