CINDACTA IV trata da segurança do espaço aéreo durante Festival de Parintins

Data:

  O Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV) realizou, no dia 21/05, uma reunião para definir ações que serão executadas durante a Operação Parintins 2025, que terá duração de 12 dias, com início no dia 19/06, finalizando após o festival, no dia 01/07. A equipe do CINDACTA IV chegará à Ilha de Tupinambarana, no Amazonas, a partir do dia 09/06, a fim de coordenar a instalação de todos os equipamentos necessários para o sucesso da operação.

A expectativa é que haja a movimentação de mais de mil voos nos dias que antecedem o 58º Festival Folclórico de Parintins. No ano passado, cerca de 980 voos foram registrados ao longo dos 12 dias da Operação. A missão, realizada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), por meio do CINDACTA IV, visa garantir a proteção do espaço aéreo do município para que turistas e torcedores possam viajar em segurança durante o período festivo.

“A reunião de coordenação serviu para informar aos participantes as regras que estarão em vigor no período do festival. O aeródromo normalmente opera com três movimentos aéreos semanais, mas no período festivo pode chegar a quase 100 movimentos diários”, destacou o Chefe da Divisão Técnica do CINDACTA IV, Tenente-Coronel Engenheiro Gustavo Erivan Bezerra Lima.

Durante o encontro, foi esclarecido que os Controladores passarão por um treinamento simulado no CINDACTA IV. Em seguida, desembarcarão na Ilha no dia 16/06, quando será finalizado o treinamento in loco, e a partir do dia 19/06, data do início da Operação, todos os profissionais envolvidos estarão prontos para prestar o serviço aos aeronavegantes, garantindo a segurança do espaço aéreo na região.

Foi tratado também sobre os Avisos aos Aeronavegantes (NOTAM), que terão informações essenciais para a segurança e regularidade da navegação aérea, com todas as alterações ou restrições que estarão em vigor durante o festival.

Participaram da reunião representantes do Legislativo local, além de representantes dos Bois-Bumbás Caprichoso e Garantido, da Azul Linhas Aéreas, do aeroporto Júlio Belém, localizado no município de Parintins, de empresas de Táxi Aéreo do Amazonas e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Estrutura

A Operação Parintins 2025, coordenada pelo Tenente-Coronel Luiz Mário de Arruda Victório Júnior, contará com militares divididos em 2 equipes: técnica e operacional. Serão 12 profissionais técnicos das especialidades Elétrica e Eletrônica e 15 controladores de tráfego aéreo que trabalharão numa escala ininterrupta, com turnos de 12 horas, cujo objetivo é prestar serviço contínuo às empresas aéreas e aeronavegantes que vão operar no Festival. Estarão envolvidos na operação também profissionais das áreas administrativa e logística, somando 38 militares.

Fotos: Soldados Daniel Oliveira e João Victor Evangelista / CINDACTA IV



Fonte:Força Aérea Brasileira

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano das Forças Armadas e ex-integrante de unidades especiais, com ampla experiência na cobertura de operações militares, treinamentos e atividades estratégicas das Forças Armadas brasileiras. Sua atuação combina expertise técnico-operacional com sólida formação civil voltada à comunicação em ambientes de defesa, incluindo capacitações específicas em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares realizados pelo Exército Brasileiro em diversos biomas do país, além de cursos no COPPAZNAV (Curso de Correspondente de Paz da Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltados à cobertura em áreas de conflito e operações de paz. É reconhecido por produzir conteúdos jornalísticos realistas, acessíveis e impactantes, contribuindo para a valorização institucional das Forças Armadas junto à sociedade civil. Em 2011, atuou diretamente na resposta ao desastre da Região Serrana do Rio de Janeiro, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro (RJ). Foi agraciado com as Medalhas Amigo da Marinha, Mérito Veterano da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira (AVFAB) e Mérito Tamandaré, concedida pela Marinha do Brasil. Atualmente é Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e do Defesa em Foco, coordenando reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional com linguagem ética, técnica e engajadora.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias

ENEL RIO ENTREGA OBRAS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DA DIRETORIA DE HIDROGRAFIA E NAVEGAÇÃO

Contemplado pela Chamada Pública da Projetos de Eficiência Energética,...

Marinha, MCTI e CNPq premiam cientista do Sirius com a maior honraria da ciência brasileira

A Marinha do Brasil (MB) reafirmou seu compromisso com...

Artilheiros do Estado de São Paulo celebram legado de Mallet em solenidade regional no 2º GAAAe

Praia Grande (SP) – Em comemoração ao Dia da Artilharia, a...